segunda-feira, 22 de julho de 2013

Entidades públicas e privadas pedem reforma do ensino médio

Seminário realizado em Porto Alegre, nos dias 18 e 19 de julho e transmitido para as 30 CREs.
 

 representantes do ensino público e do privado encaminharam ao Ministério da Educação (MEC) documentos em que pedem uma reformulação do ensino médio. O assunto é debatido desde o ano passado tanto no próprio MEC quanto no Congresso Nacional, mas ainda sem resoluções concretas.

“Nos últimos anos houve evoluções na etapa, mas ainda é preciso avançar muito. A evasão e a distorção idade-série são alguns dos fatores”, diz o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretário de Educação do Espírito Santo, Klinger Marcos Barbosa Alves.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) encaminhou ao MEC documento elaborado na última reunião ordinária do conselho. O documento propõe a criação de um programa com financiamento específico para o ensino médio, que reserve recursos para ações voltadas a melhorias em infraestrutura, capacitação e incentivo para professores e equipes gestoras, mobilidade de alunos e estudantes, apoio ao estudante (transporte, alimentação, material escolar e bolsas de manutenção) e apoio ao desenvolvimento de novas metodologias e materiais pedagógicos.

Entre as particulares, a discussão envolve a finalidade da etapa. “Para que serve o ensino médio? É só um rito de passagem? Acho que não. A etapa deve dar liberdade para que tanto os alunos que queiram seguir uma carreira acadêmica quanto técnica possam se desenvolver e fazer isso ainda na escola”, diz a presidenta da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios.

A Fenep definiu princípios que podem nortear um “novo ensino médio inovador”. Entre os pontos, a possibilidade de que cada escola defina a proposta pedagógica e a parte diversificada do currículo, cabendo ao MEC apenas o currículo básico mínimo; a regulamentação da carga horária do professor, para que possa trabalhar em período integral na mesma escola; e, a ampliação da carga horária e do currículo do ensino médio, para que o estudante possa optar pela formação acadêmica ou técnica no último ano dessa etapa de ensino.

O MEC - em conjunto com os secretários de Educação - estuda ações para melhorar a etapa. De acordo com a pasta, não há previsão para o fim dos trabalhos. Na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio foi formada para promover estudos e proposições para a reformulação da etapa. Atualmente, a comissão faz seminários nos estados e no Distrito Federal para ter subsídios para o relatório final - a comissão será extinta no fim da legislatura, o que acontece no final de 2014, mesmo que não tenha apresentado o relatório final. Mas pode ser reaberta na próxima legislatura.

O ensino médio tem sido alvo de preocupação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em maio, ele disse que a pasta pretende lançar um programa para aprimorar a etapa.

De acordo com o Censo Escolar de 2012, a maioria das matrículas do ensino médio está na rede estadual de ensino (84,9%). As escolas privadas ficam com 12,7% das matrículas, as escolas federais com 1,5% e as municipais com 0,9%. Em 2012, 8.376.852 alunos estavam regularmente e 1.345.864 cursavam o ensino médio pelo Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em 2011, 79,4% dos jovens de 15 a 17 anos estavam no ensino médio, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados de 2012, divulgados pelo MEC no mês passado mostram que, dos estudantes matriculados no ensino médio, 31,1% têm idade acima do esperado para a série que cursam.

Por Ag. Brasil
Pulicado no Jornal Agora em 19/07/2013

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Rio Grande celebra o Dia da Memória Farrapa

 Foto: Fabio Dutra/Arquivo JA

 Às 8h desta quinta-feira, um grupo de cavalarianos da 6ª Região Tradicionalista sairá do Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira em direção à Praça Tamandaré. Neste local, os cavalarianos irão participar da programação do "Dia da Memória Farrapa", que será realizado junto ao monumento-túmulo do herói farroupilha general Bento Gonçalves. O evento busca homenagear os Farrapos e ocorre em 18 de julho, porque este é o dia do aniversário de morte de Bento Gonçalves.

A programação do evento se inicia às 9h, com hasteamento das bandeiras, colocação da Bandeira Farrapa e coroa de flores no monumento túmulo do herói farroupilha. Às 10h, haverá missa crioula, também na Praça Tamandaré, localizada no centro da cidade. Após o intervalo para o almoço, às 13h30min, serão prestadas homenagens por entidades de ensino e tradicionalistas. Às 15h30min, a homenagem será da Câmara de Vereadores.

O "Dia da Memória Farrapa" é organizado por uma comissão formada pela Brigada Militar (6º BPM), 18ª Coordenadoria Regional de Educação, Prefeitura/Secretaria de Município da Cultura, Coordenadoria da 6ª RT (MTG), e a Delegacia da 15ª Região Maçônica do Grande Oriente do RS.
Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

terça-feira, 16 de julho de 2013

Obras nas escolas estaduais

Apresentamos a listagem de obras concluídas e em andamento nas escolas estaduais da região da 18ª CRE, no período de Janeiro de 2011 até Junho de 2013.



CIEP Dr. José Mariano de Freitas Beck


Entre tantas destacamos as obras de acessibilidade na Escola Tamandaré e na Escola Silva Gama; a construção de muros nas escolas Loréa Pinto, CIEP e Guarda Marinha Geenhalgh; as reformas na Escola Marques de Souza e no Instituto São José, em São José do Norte.
Temos um saldo de 14 obras concluída, sendo 3 iniciadas na gestão passada, e 16 obras em andamento cujos valores variam entre 38 e 800 mil reais.

E.E.E.M. Loréa Pinto

"Há muito anos não recebíamos tanto recurso para obras. Já ultrapassamos os 7 milhões de investimento em obras de reforma, ampliação e qualificação dos espaços escolares", diz a Professora Neila Silva, Coordenadora Regional.

E.E.E.F. Guarda Marinha Greenhalght

Além destas obras foram intaladas 37 parquinhos infantis, via autonomia financeira das escola, no valor de R$ 5.600,00 cada.

Isto é TODAS as escolas estaduais, que ofertam ensino fundamental, na região da 18ª Coordenadoria Estadual de Educação, instalaram uma pracinha de recreação, seja na zona urbana ou na zona rural.
Os valores repassados às escolas, para aquisição e instalação das pracinhas, veio através do Programa PRO-INFÂNCIA/MEC, totalizando R$ 203.500,00.

 
ilustrativas

Do mesmo PRO-INFÂNCIA teremos a instalação de 11 quadras poliesportivas, sendo 5 coberturas de quadras existentes e 6 construções novas. Todas as escolas contempladas receberam recurso, via autonomia financeira, para elaborar o plano altimétrico e localização das quadros no terreno da escola. Valor total R$ 61.600,00.
 
Obras iniciadas na gestão passada e concluídas
COL EST LEMOS JÚNIOR
336.989,06
CONCLUSÃO DO GINÁSIO DE ESPORTES E MURO.
ESC EST ENS MED BIBIANO DE ALMEIDA
223.798,11
REFORMA
ESC EST ENS MED BIBIANO DE ALMEIDA
50.778,13
SUBSTITUIÇÃO DE MURO. DEVOLUÇÃO DE GARANTIA (CAUÇÃO) PROCESSO N° 1010-2200/11-1.
 
ESC EST ENS FUN SILVERIO DA COSTA NOVO
176.930,17
902.725,34
CONSTRUÇÃO DE SALAS DE AULA , LAB. CIÊNCIAS, LAB. INFORMÁTICA, SALA RECEPÇÃO, SALA DE DIREÇÃO, SALA SUPERVISÃO ESCOLAR, SECRETARIA, SANITÁRIO MASC/FEM/PNE E CIRCULAÇÃO.  SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA

 Obras em execução com início em 2011 e 2012
ESC EST ENS FUN ADELAÍDE ALVIM
156.109,80
SUBSTITUIÇÃO DE BASCULANTES, PORTAS INTERNAS E FERRAGEM, ASSOALHO.
ESC EST ENS FUN ERNESTO PEDROSO
141.000,00
REFORMA NA COBERTURA, IMPERMEABILIZAÇÃO, PAVIMENTAÇÃO, ESQUADRIAS, PINTURA E HIDROSSANITÁRIA
ESC EST ENS FUN 13 DE MAIO
394.912,44
RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL, TELHADOS E FORROS, TACOS E ESQUADRIAS E PINTURA INTERNA E EXTERNA
ESC EST ENS MED DR. JOSÉ MARIANO DE FREITAS BECK
799.290,25
CONSTRUÇÃO DE MURO, DE PAINÉIS CEGOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO E RECUPERAÇÃO DO PRÉDIO PRINCIPAL
ESC EST ENS MED SILVA GAMA
389.887,08
ACESSIBILIDADE: EXECUÇÃO DE RAMPAS, E CONSTRUÇÃO DE SANITÁRIO, 2 SANITÁRIOS PARA DEFICIENTE FÍSICO
ESC TEC EST GETÚLIO VARGAS
140.000,00
REFORMA NA ESTRUTURA DO PRÉDIO.
ESC EST ENS FUN MARQUES DE SOUZA
397.607,53
RECUPERAÇÃO DA COBERTURA E SUBSTITUIÇÃO DE TELHAS, REDE ELÉTRICA, ESQUADRIAS, SANITÁRIOS E IMPERMEABILIZAÇÃO DA LAJE EXTERNA
INST EDUC EST.SÃO JOSÉ
400.756,53
RECUPERAÇÃO DA COZINHA, TELHADOS DOS PRÉDIOS (COBERTURA, FORRO, BEIRAIS, E INST. ELÉTRICAS), ENTRADA DE ENERGIA, PINTURA EXTERNA/INTERNA, MURO DE ALVENARIA DE TIJOLOS MACIÇOS E REDE DE ESGOTO.

Obras com início em 2011 - concluídas
ESC EST ENS FUN CEL JUVÊNCIO LEMOS
35.363,15
RECUPERAÇÃO DA COBERTURA E RECUPERAÇÃO DAS ESQUADRIAS.
ESC EST ENS FUN DR PEDRO FRANCISCO BERTONI
68.088,88
RECUPERAÇÃO DO REVESTIMENTO, PISO, GÁS, COBERTURA, FORRO, INST. HIDROSSANITÁRIA, INST. ELÉTRICA, DIVISÓRIAS E RECHADURAS.
ESC EST ENS FUN MARECHAL EMÍLIO LUIZ MALLET
11.856,77
RECUPERAÇÃO DO MURO E LIMPEZA DA REDE DE ESGOTO PLUVIAL
ESC EST ENS FUN MASCARENHAS DE MORAES
4.850,00
REFORMA NO MURO, TEMPORAL 25/06/2011
INST EST EDUC JUVENAL MILLER
50.987,62
ADAPTAÇÃO DE PRÉDIO PARA PNE, EXECUÇÃO DA RAMPA  E INST. DA REDE LÓGICA.
ESC EST EDUC BAS MANOEL VICENTE DO AMARAL
35.095,22
REFORMA DA COBERTURA NO PRÉDIO PRINCIPAL, BEM COMO NA ESTRUTURA E COBERTURA NO PÁTIO COBERTO E EXECUÇÃO DE ACESSO PARA PNE DA ESCOLA

 Obras iniciadas e concluidas em 2012
ESC EST ENS FUN AGNELLA DO NASCIMENTO
97.736,69
RECUPERAÇÃO DA COBERTURA E FORRO.
ESC EST ENS FUN CEL JUVENCIO LEMOS
18.189,80
REFORMA NA COBERTURA E DO MURO.

ESC EST ENS FUN GUARDA MARINHA GREENHALGH
316.757,60
RECUPERAÇÃO DE MUROS.
INST EST EDUC JUVENAL MILLER
224.755,49
PINTURA EXTERNA, GRADES DE PROTEÇÃO NAS JANELAS, CORRIMÃO, FERRAGEM.

Obras em iniciadas e em processo
ESC EST ENS FUN ALMIRANTE TAMANDARÉ
394.177,35
RECUPERAÇÃO DA COBERTURA E PISO, ACESSIBILIDADE, SAÍDA DE EMRGENCIA E CONSTRUÇÃO DE SANITARIO PARA DEFICIENTE FISICO
ESC EST ENS FUN CEL JUVÊNCIO LEMOS
94.389,65
RECUPERAÇÃO DO TELHADO, RESERVATÓRIO E QUADRA POLIESPORTIVA.
ESC EST ENS FUN MAL EMÍLIO LUIZ MALLET
123.277,88
RECUPERAÇÃO DO PISO DAS SALAS DE AULA, PORTÃO DE ACESSO E PISO DA QUADRA POLIESPORTIVA.
ESC EST ENS FUN MAL MASCARENHAS DE MORAIS
91.586,46
RECUPERAÇÃO DOS PISOS, RODAPÉS, SOLEIRAS, ESQUADRIAS, VIDROS, RACHADURAS NA ALVENARIA.
ESC EST ENS FUN MIGUEL COUTO
38.486,61
MONTAGEM E DESMONTAGEM DE MÓDULOS DE PAINÉIS DE FIBROCIMENTO.
ESC EST ENS FUN SALDANHA DA GAMA
396.546,00
RECUPERAÇÃO DA COBERTURA, ELÉTRICA, ESTRUTURAL, MURO, PISO, E ESQUADRIAS
ESC EST ENS MED DR. AUGUSTO DUPRAT
395.155,00
RECUPERAÇÃO DA COBERTURA, REFORMA ESTRUTURAL DE VIGAS E PILARES, REDE DE ESGOTO E SANITÁRIOS
ESC EST ENS MED PROF. CARLOS LOREA PINTO
391.490,23
CONSTRUÇÃO DE MURO, DE PAINÉIS CEGOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO E RECUPERAÇÃO DO PRÉDIO PRINCIPAL
ESC TEC EST GETÚLIO VARGAS
349.538,16
CONSTRUÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA

 
 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Reforma do Ensino Médio melhora a aprovação

O secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (17) para anunciar os dados referentes à taxa de rendimento (que reúne índices de aprovação, reprovação e abandono) de alunos da rede estadual divulgados pelo Ministério da Educação por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os números indicam que a reforma do Ensino Médio (EM) está gerando resultados positivos, tanto em relação à aprovação quanto à diminuição nos índices de reprovação.

Em relação à aprovação, houve melhora tanto no conjunto dos anos (70,4% contra os 66,3% registrados em 2011) quanto nas turmas de 1º ano, cujo percentual passou de 54,2% para 60,4%. Em 2012, a taxa de reprovação no EM estadual ficou em 17,9%, em comparação aos 22,3% registrados em 2011. No 1º ano, cujas turmas passaram a ter a nova matriz curricular em 2012, o índice de reprovados passou de 31,1% em 2011 para 23,7% em 2012, ou seja, 7,4% a menos do que no ano anterior. Em relação ao abandono, o RS não apresenta alteração significativa em comparação a 2011: 11,7% contra 11,4%, com maior percentual no 1º ano, 15,9% e gradualmente menor nos demais anos (9,7% no 2º, 5,9% no 3º e 9,4% na 4ª série).

Além de enaltecer os percentuais, que apontam uma tendência de melhor rendimento no Ensino Médio gaúcho a partir da reestruturação curricular, o secretário Azevedo destaca que, mesmo com resultados tão imediatos a partir da reforma do Ensino Médio, na educação todas as mudanças acontecem de forma gradual, em médio e longo prazo, e o aspecto subjetivo do melhor desempenho da rede “melhorar índices significa emancipar mais pessoas, pois atrás de cada índice há um ser humano. Os dados são animadores, além das nossas expectativas, o importante é que tivemos o sucesso escolar de mais de 10 mil jovens”, enfatiza o educador que responde pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental, que também passa por reestruturação curricular, que começou pelos anos iniciais, as taxas são, respectivamente, de 84,6%, 13,8% e 1,6% para aprovação, reprovação e abandono. Em 2011, esses números eram de 81,7%, 16,5% e 1,8%.

Comparativo entre as redes estaduais
A avaliação também demonstra melhoria de seis posições Estado do Rio Grande do Sul em relação aos demais estados brasileiros no que diz respeito ao Ensino Médio. Em 2011, o RS ocupava a última posição, passando para o 21º lugar no Brasil em 2012. O primeiro lugar ficou com o estado do Ceará, com 81,8% de aprovação, 7,2% de reprovação e 11% de abandono. O último, Mato Grosso, registra 64,7% de aprovação, 21% de reprovação e 14,3% de abandono

sábado, 8 de junho de 2013

Inaugurada a Escola Silvério

A obra anunciada durante a primeira interiorização do governo, em abril de 2011, em Piratini foi entregue à comunidade pelo secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, na tarde desta quinta-feira (6), em São José do Norte. A ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Silvério da Costa Novo, teve investimentos que chegam a R$ 1 milhão, contemplando salas de aula, laboratório de ciências e informática, salas administrativas, sanitários e cobertura. Na oportunidade, Azevedo confirmou a construção de quadra esportiva coberta para a escola, outra demanda bastante aguardada pela comunidade escolar, e oficializou o início das atividades de Ensino Médio no local.

Azevedo destacou que com Ensino Médio, a Escola Silvério trabalhará para formar profissionais competentes, conscientes e, acima de tudo cidadãos. “Aproveitem bem todas as oportunidades que a vida lhes oferece. Nosso governo vê a Educação como prioridade, por isso não estamos medindo esforços para a realização de obras, formação e valorização dos professores e funcionários e modernização tecnológica de nossa rede”, disse.

A diretora da escola, Márcia Amaral, fez um resgate da obra, que tramita há mais de sete anos. “Muitos foram os envolvidos para que isso acontecesse. Tivemos que ter persistência. Finalmente, temos uma Coordenadoria, que olhou para nossa escola e ajudou a realizar nosso sonho”, comemorou. A escola possui 510 alunos e 31 professores e 9 funcionários.

Na região da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), nesses 27 meses de governo, a Secretaria da Educação já investiu R$ 7,3 milhões com obras em 30 escolas. No total de 524 escolas que serão contempladas na 1ª etapa do Plano de Necessidades de Obras (PNO), com intervenções globais, 6 escolas são da região da 18ª CRE, são elas: EEEF Marechal Emilio Luiz Mallet, EEEB Manoel Vicente do Amaral, EEEF Professor Abilio Azambuja, Instituto Estadual de Educação São José, EEEF Marques de Souza e EEEF Wandelina Nunes.

Prestigiaram o evento o vice-prefeito Xavier, o diretor-geral da Secretaria de Obras Públicas e Irrigação, Ederson Machado, os coordenadores regionais de Obras e da Educação, o Secretário Municipal da Educação Paulo Rubilar, vereadores, pessoas ilustres da comunidade, pais, alunos, professores e funcionários da escola.


 
Tablets
 

No final do dia, Azevedo fez a entrega simbólica de tablets aos professores de Rio Grande. Na região de Rio Grande, 400 professores efetivos do Ensino Médio serão beneficiados com a nova ferramenta

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nesta quinta-feira, 16 de maio, professores da Rede Estadual de Rio Grande e São José do Norte participaram da atividade inicial do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC.
 
A 18ª CRE reuniu 203 professores regentes dos anos iniciais para formalizar a adesão ao pacto, firmado entre os entes federados para 2013 e 2014.
 
O PNAIC desenvolverá 120 horas anuais de formação para os docentes, sob a coordenação acadêmica da UFPel e orientação da Secretaria Estadual de Educação. O MEC através do FNDE enviará livros de literatura e jogos didáticos para as escola. Os professores participantes do PNAIC (censo 2012) receberão uma bolsa-auxílio para despesas de deslocamento, uma vez que a formação deve ocorrer fora do horário de trabalho.
 
Após a plenária de abertura os professores, divididos em 4 grupos participaram da oficina "Memórias da Alfabetização". Os orientadores dos grupos, além da formação, também farão visitas às escolas pra acompanhar as atividades desenvolvidas com os estudantes.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Preparando a II Conferência Nacional de Educação, a partir da escola

Os municípios da região da 18ª CRE estão se preparando para realizar as Conferências Municipais de Educação com vistas a definir delegados e proposições para a Conferência Estadual do Rio Grande do Sul.

 
Na última terça-feira, a Coordenadora Regional de Educação e a Coordenadora Pedagógica da 18ª CRE estiveram em reunião com a Secretária Municipal de Educação de Santa Vitória do Palmar para tratar da Conferência daquele município.
 
As escolas municipais e estaduais estão sendo orientadas a realizar pré-conferências, envolvendo pais, estudantes, funcionários e professores. As pré-conferências tem o objetivo de mobilizar a comunidade para discussões e participação no processo de construção da II Conferência Nacional de Educação, marcada para a segunda quinzena de fevereiro de 2014, em Brasília.
 
O Rio Grande do Sul deverá realizar sua Conferência Estadual entre os dias 04 e 06 outubro de 2013. Até 30 de junho, os 497 municípios gaúchos deverão fazer o mesmo, pois a etapa estadual será constituída por delegados, eleitos na etapa municipal (ou intermunicipal).
 
O tema central da II Conferência  - CONAE/2014 será o PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação:  Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. (Doc. da Conferência,2014,p.11).

O CONAE 2014 terá sete eixos temáticos:

 I- Política Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;
II- Direitos Humanos e Educação: Justiça Social, Inclusão, Diversidade e Cultura da Paz;
III- Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
IV- Qualidade da Educação e Avaliação: Democratização do acesso e condições de permanência;
V- Gestão Democrática: Participação popular e controle social;
VI- Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho;
VII- Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social.