domingo, 20 de novembro de 2011

Estudantes apoiam reforma do Ensino Médio e criticam a greve

O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, abriu o 56º Congresso Estadual de Estudantes promovido pela União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (Uges), na manhã deste sábado (19). A atividade aconteceu no ginásio da Escola Estadual Bento Gonçalves em Canoas. Em seu pronunciamento de abertura Azevedo falou sobre os avanços que o Governo do Estado está fazendo na Educação e completou: "São 40 anos de desmonte e agora temos uma gestão que coloca a Educação como prioridade. Não vamos conseguir resolver tudo imediatamente. Para superar os problemas de meio século precisamos de quatro anos. Quero voltar aqui em três anos e prestar contas de como era e como ficou a Educação gaúcha".O presidente da Uges, Thalysson Silva, falou sobre as decisões políticas das últimas décadas que levaram a desestruturação da Educação gaúcha e brasileira e defendeu as mudanças no Ensino Médio. "Não podemos permitir que o Ensino Médio continue como está, sem perspectiva e sem identidade", afirmou.   

Após o ato de abertura, o secretário apresentou um painel sobre a proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio. Na ocasião, ressaltou que os índices de abandono e repetência, de aproximadamente 40%, precisam ser superados. Além disso, argumentou que a reestruturação deve aproximar os alunos do currículo para que possam visualizar uma identidade com o que estão aprendendo. Após, Azevedo respondeu aos questionamentos e dúvidas de estudantes de todas as regiões do Estado. E reafirmou que não haverá diminuição de carga horária, pelo contrário, deve aumentar passando de 2,4 mil horas para 3 mil horas. 

O secretário também ouviu manifestações de apoio a reestruturação curricular e críticas à greve proposta pela direção do Cpers e decidida em assembleia na sexta-feira (18). "Convido vocês a darem continuidade a essa mobilização e a participarem das conferências que estão acontecendo para debater a nossa proposta. Não acreditem nas inverdades daqueles que não querem as mudanças. Estaremos sempre à disposição para o diálogo e o debate e vamos respeitar a realidade e a história de cada escola", finalizou. 

Cerca de 600 estudantes das 28 regionais da Uges participaram do Congresso. Também presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, o deputado estadual Raul Carrion, e o vereador de Porto Alegre, Toni Proença.
Fonte: Diário Popular - Pelotas/RS

sábado, 19 de novembro de 2011

Orientações após a decisão da assembleia do Cpers/Sindicato à direção das escolas estaduais


Tendo em vista a decisão da Assembleia do CPERS/Sindicato em deflagrar greve a partir do dia 18 de novembro, orientamos sobre os seguintes procedimentos que deverão ser adotados por diretores e diretoras:

- Respeitar a opção do professor e funcionário, garantindo, assim, tanto o direito à greve quanto o direito ao trabalho;

- Zelar pelo direito dos alunos à educação, preservando o espaço escolar e o patrimônio público;

- Garantir o fiel registro da realidade da escola quanto à efetividade de cada professor e funcionário;

- Disponibilizar o registro do ponto dos professores e funcionários que, efetivamente, estiverem cumprindo sua carga horária e regime de trabalho;

- Registrar no ponto a condição de grevista para aqueles professores e funcionários que assim se declararem.

Além desses encaminhamentos de ordem legal e funcional, os diretores de escolas devem:

1 – Informar a CRE sobre as ausências decorrentes da greve, para que busquemos alternativas que garantam a conclusão do ano letivo no tempo adequado, minimizando prejuízos, em especial aos 3ºs anos do Ensino Médio;

2– Buscar a reorganização do horário escolar da seguinte forma:
a) Concentrar os períodos nos quais há professores em atuação em turnos completos, evitando períodos vagos ou “janelas” aos alunos;

b) Concentrar eventuais ausências por motivo de greve em turnos inteiros, de forma a viabilizar futuras recuperações, considerando que os professores e funcionários que mantiverem as atividades encerrarão o ano letivo normalmente, conforme o calendário escolar original.

Ressalte-se que essas orientações devem respeitar o regime de trabalho e a carga horária dos professores e funcionários.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Olímpíadas Escolares Brasileiras / JERGS



- No dia 8 de novembro, o aluno RENAN LAFONTAINHE DA SILVAI.E.E. JUVENAL MILLER, venceu a seletiva disputada com o primeiro lugar das escolas particulares nos 100m rasos / juvenil masculino em Porto Alegre, o aluno já havia sido Campeão Estadual do Jergs 2011 nessa modalidade. Com isso, irá participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras em Londrina / PR, em dezembro (2).

- O time de Futebol de Campo / masc. infantil da Escola Porto Seguro, participou da fase regional em Bagé dia 22/09, saindo campeão invicto. Assim, está participando da final em Alegrete, nos dias 10,11 e 12 do corrente mês (JERGS 2011).


     - As Equipes Mirim e Infantil feminino de Handebol, da E.E.E.B. Manoel Vicente do Amaral, conquistaram o quarto lugar Estadual, na Final  dos JERGS em Santa Rosa

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Governo do Estado publica decreto para o pagamento dos dias de paralisação do magistério

O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8) traz a publicação do decreto 48.510 que considera de efetivo exercício os dias em que os membros do magistério público estadual e os servidores de escolas participaram de movimento reivindicatório de 17 a 28 de novembro de 2008 e de 15 a 22 de dezembro de 2009. Para o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, esta ação representa o compromisso do governo com o magistério estadual. “Reconhecemos este direito dos trabalhadores da Educação. Estamos honrando todos os compromissos assumidos com a categoria”, disse.

O decreto também esclarece as providencias necessárias para que os servidores recebam o valor corresponde ao desconto da remuneração do período. Através do Portal do Servidor (www.servidor-rhe.rs.gov.br) devem formalizar um das seguintes declarações: de que não possui demanda judicial discutindo a questão; de que não obteve êxito na demanda judicial, transitada em julgado ou da desistência da ação judicial sem ônus para o Estado.

O procurador Dr. Ernesto José Toniolo, ressalta que o Estado vai pagar os dias de paralisação com correção monetária e esclarece a necessidade da adesão a uma das declarações. “O recebimento dos dias de paralisação com a correção monetária fica condicionado, a semelhança do que ocorreu com a restituição do desconto previdenciário sobre o terço de férias, ao preenchimento de declarações nos quais o servidor renuncia as ações judiciais, de forma a não receber duas vezes”, explicou.


Disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=7821

SÍNTESE PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
ENSINO MÉDIO CURSO NORMAL/ NORMAL APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

ENSINO MÉDIO
INTEGRADO
Base na dimensão politécnica: aprofundamento das áreas de conhecimento e suas tecnologias, com os eixos Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho, embora não profissionalize, deve estar enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais.
Dimensão profissional: formação de professores para a educação infantil e anos iniciais
Dimensão profissional: educação geral é parte inseparável da educação profissional, implica na integração dos conteúdos de formação geral e de formação profissional.
Matricula única
Duração 3 anos – 3000 horas

Normal: Duração 3 ou 4 anos
Mínimo 3000 horas
Normal AE: 1600 horas

Duração 3 a 4 anos – 3000 – 3200 horas
Início: 1º ano - 2012
Início: 1º ano - 2012
Início:  1º ano - 2012 nas escolas com Técnico Concomitante(em extinção)


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
O Currículo do Curso de Ensino Médio será desenvolvido em três anos, com 3000 horas, não implicando em aumento de anos no curso, sendo que a carga horária no primeiro ano será de 75% de formação geral e 25% de parte diversificada. No segundo ano, 50% para cada formação e, no terceiro ano, 75% para a parte diversificada e 25% para a formação geral. Este acréscimo, dividido nos três anos, se traduzirá por possibilidades de estágios ou aproveitamento de situações de emprego formal ou informal, desde que seu conteúdo passe a compor os projetos desenvolvidos nos seminários integrados e, com isso, venha a fazer parte do currículo do curso.



1º ano
2º ano
3º ano
total
Formação geral
750h
500h
250h
1500h
Parte diversificada
250h
500h
750h
1500h
Total
30h  sem/1000h
30h sem/1000h
30h sem/1000h
3000h


As proporções de distribuição das cargas horárias dos dois blocos, formação geral e parte diversificada não são rígidas, permitindo aproximações quando da elaboração e distribuição de carga horária pelas áreas de conhecimento na matriz curricular que integra o Projeto Político Pedagógico da Escola. Essa distribuição visa assegurar um processo de ensino e aprendizagem contextualizado e interdisciplinar.
Entende-se por formação geral (núcleo comum), um trabalho interdisciplinar com as áreas de conhecimento com o objetivo de articular o conhecimento universal sistematizado e contextualizado com as novas tecnologias, com vistas à apropriação e integração com o mundo do trabalho.
Entende-se por parte diversificada (humana – tecnológica – politécnica), a articulação das áreas do conhecimento, a partir de experiências e vivências, com o mundo do trabalho, a qual apresente opções e possibilidades para posterior formação profissional nos diversos setores da economia e do mundo do trabalho.
A articulação dos dois blocos do currículo, por meio de projetos construídos nos seminários integrados, se dará pela interlocução, nos dois sentidos, entre as áreas de conhecimento e os eixos transversais, oportunizando apropriação e possibilidades do mundo do trabalho.
Os Seminários Integrados constituem-se em espaços planejados, integrados por professores e alunos, a serem realizados desde o primeiro ano e em complexidade crescente. Organizam o planejamento, a execução e a avaliação de todo o projeto político-pedagógico, de forma coletiva, incentivando a cooperação, a solidariedade e o protagonismo do jovem adulto.
A realização dos seminários integrados constará na carga horária da parte diversificada, proporcionalmente distribuída do primeiro ao terceiro ano, constituindo-se em espaços de comunicação, socialização, planejamento e avaliação das vivências e práticas do curso.
Na organização e realização dos seminários integrados, a equipe diretiva como um todo e, especificamente, os serviços de supervisão e orientação educacional, têm a responsabilidade de coordenação geral dos trabalhos, garantindo a estrutura para o seu funcionamento.
A coordenação dos trabalhos, que organiza a elaboração de projetos, por dentro dos seminários integrados, será de responsabilidade do coletivo dos professores, e entre eles será deliberada e designada, considerando a necessária integração e diálogo entre as áreas de conhecimento para a execução dos mesmos. Além disso, o exercício da coordenação desses trabalhos, sob a forma rotativa, oportunizará que todos se apropriem e compartilhem do processo de construção coletiva da organização curricular.
Além disso, deverá ser destinado um percentual da carga horária dos professores – um de cada área do conhecimento, para ser utilizado no acompanhamento do desenvolvimento dos projetos produzidos nos seminários integrados.
O desenvolvimento de projetos que se traduzirem por práticas, visitas, estágios e vivências poderão também ocorrer fora do espaço escolar e fora do turno que o aluno frequenta. Para tanto, deverá estar prevista a respectiva ação de acompanhamento executada por um professor.
Os projetos serão elaborados a partir de pesquisa que explicite uma necessidade e/ou uma situação problema, dentro dos eixos temáticos transversais.
Na perspectiva de garantir a interdisciplinaridade, a distribuição da carga horária da formação geral (base comum nacional), na proporção que lhe cabe em cada ano do curso, contemplará equitativamente, os componentes curriculares das áreas do conhecimento.

I – Áreas de Conhecimento
1-Linguagens e suas Tecnologias;
2-Matemática e suas Tecnologias;
3-Ciências Humanas e suas Tecnologias;
4-Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

II – Eixos Temáticos Transversais para a Parte Diversificada
1-Acompanhamento Pedagógico;
2- Meio Ambiente;
3- Esporte e Lazer;
4- Direitos Humanos;
5- Cultura e Artes;
6- Cultura Digital;
7- Prevenção e Promoção da Saúde;
8- Comunicação e Uso de Mídias;
9- Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
10- Educação Econômica e Áreas da Produção.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nota sobre concurso do magistério


O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), informa que o primeiro passo para concretizar o concurso do magistério foi dado com a publicação do regulamento no Diário Oficial do Estado, na ultima sexta-feira (28). As vagas serão por região e a expectativa é de que cheguem próximo a 10 mil professores para atuarem na rede pública estadual a partir de 2012. O Edital especificando a data de execução e regras mais detalhadas das provas do concurso do magistério será publicado nos próximos dias.

O concurso para funcionários de escola, ainda sem data definida, deve acontecer em 2012, mas a sua regulamentação já está definida no mesmo decreto publicado no último dia 28. O regulamento anterior datava de 1984, portanto sem considerar a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).


Disponível em: < http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=7780 >

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PRONATEC teve boa aceitação na comunidade estudantil

O grande número de alunos de Ensino Médio e EJA interessados nas vagas do PRONATEC, mostra que a política de qualificação profissional, adotada pelo Governo Federal está correta. No momento atual de desenvolvimento da nossa região, proporcionado pelo Pólo Naval, o programa torna-se relevante para a formação de mão-de-obra especializada e inserção desses jovens e adultos no mundo do trabalho.
As inscrições nas escolas encerraram-se na quinta-feira (27) e após foram entregues a Gerente Regional do PRONATEC, na 18ª CRE, Profª Denise Marques.  Uma comissão formada por representantes do SENAI e SENAC, Presidente do Conselho Escolar da E.E.E.M. Bibiano de Almeida, Gerente Regional do PRONATEC e assessores da CRE, foi responsável pelo sorteio público para preenchimento das vagas, que aconteceu no sábado (29), na sala de reuniões da Coordenadoria, com a presença de pais, alunos e interessados. Do total de 24 cursos oferecidos, foram organizadas 18 turmas em 14 cursos, os demais  dependerão do número mínimo de inscritos para funcionamento.
            As listas com a relação dos alunos sorteados, titulares e suplentes, será divulgada no protocolo da 18ª CRE e via e-mail para as escolas, a partir do dia 1º de novembro.