quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto Educação para Pescadores na Ilha da Torotama - Ensino Médio e Fundamental


Tomamos a liberdade de reproduzir texto publicado na coluna Carta do Leitor do Jornal Agora do dia 13 de dezembro de 2011.

Gostaria de utilizar este espaço neste jornal para falar ou escrever sobre mais uma conquista na Ilha da Torotama. É o projeto Educação para Pescadores aqui na ilha, que começou em 2008, com o Ensino Fundamental, e terminou em 2009. Foram formados 58 alunos que, no ano passado, começaram o Ensino Médio para nós. Novamente, uma nova turma ingressou no Ensino Fundamental, e nós concluímos nos dias 2 e 3 de dezembro deste ano.

O projeto teve como apoiadores o Núcleo Estadual de Jovens e Adultos (Neeja), a Furg, a Colônia de Pescadores Z-1, a Prefeitura do Rio Grande, a 18ª CRE, a Capitania dos Portos, a Secretaria da Pesca - na época, era o secretário Jandir Martins e, agora, é o senhor Carlos Andre Baptista - a Smec, e o projeto Paiets, que este ano entrou para apoiar. Quero dizer a minha felicidade por ter concluído os ensinos Fundamental e Médio, pois achava que isto não ia acontecer mais comigo e com os colegas. Mas a competência dos órgãos citados e a nossa dedicação foi o que fez com que concluíssemos os estudos. Agora, quem pesca vai exercer a profissão e aguardar o ano que vem para fazer o Enem, e os que concluíram o Ensino Fundamental, esperar e solicitar o Ensino Médio e, posteriormente, realizar o Enem.

O meu muito obrigado aos responsáveis pelo projeto e aos professores que vinham até aqui, sem cobrar nada, para nos ensinar muita coisa que ainda faltava. Na próxima carta, vou agradecer aos professores, mas um deles eu vou antecipar, o Cícero, que desde 2008 não nos abandonou, sempre esteve dando todo o apoio que precisávamos e não deixou o projeto parar.

Claudio Elias Franco Borges - aluno do Ensino Médio do Neeja – Projeto Educação para Pescadores da Ilha da Torotama

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Escola Silvério da Costa Novo é BI-Campeã

OLÁ!
Informamos para divulgação que Escola Silvério da Costa sagrou-se BI-CAMPEÃ dos JEM (Jogos Escolares Municipais) de São José do Norte, Obtendo neste ano: 16 medalhas de Ouro, 12 medalhas de Prata e 5 medalhas de Bronze.
Os JEM foram realizados de Março a Novembro aos Sábados e teve por objetivo integrar as Escolas Municipais e Estaduais, bem como oferecer uma variedade de atividades esportivas aos educandos, como atletismo (corridas, saltos e arremessos), rústica, futsal, futebol de campo e voleibol.
Na sexta-feira 9/12/2011, às 14h na SMEC de São José do Norte foi realizada a entrega da premiação às escolas campeãs.
Att,
Joel Farias

sábado, 10 de dezembro de 2011

Secretário assina atos para melhorar condições de implantação da reestruturação

Foto da Notícia

Na tarde desta sexta-feira (9) durante a Conferência Estadual de Reestruturação Curricular do Ensino Médio e Profissional o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, assinou dez atos administrativos para serem efetivados no decorrer de 2012 com o objetivo de ampliar a autonomia das escolas e melhorar as condições para a implantação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio. “Estes atos representam a nossa resposta a boa parte das questões estruturais alegadas no decorrer do processo da Conferência”, ressaltou Azevedo. 

Entre as novas determinações destaque para a ampliação do repasse financeiro das escolas para a realização de obras de R$ 15 mil para R$ 150 mil, e de R$ 8 mil para R$ 80 mil para a compra de equipamentos. Para a formação continuada aos professores será concedido um auxílio permanência de R$ 200,00 mensais para os professores que estiverem inscritos na Plataforma Freire e iniciarem seus cursos a partir de 2012. 

Como encaminhamento da Conferência Azevedo assinou o ato que acolhe a proposta de Conselho de Acompanhamento da Implementação da Reestruturação do Ensino Médio e determina a elaboração do projeto para a sua constituição. 

Em seu discurso de encerramento o secretário ressaltou a maturidade da plenária, os avanços no decorrer do debate e o protagonismo dos professores para a implantação e êxito da proposta. “Saímos daqui com a clareza que o Ensino Médio precisa construir uma identidade e formar cidadãos completos oportunizando o futuro da nossa juventude. Posso dizer que é muito gratificante ser protagonista junto com vocês da história da Educação Gaúcha”, finalizou. 

Abaixo os atos administrativos assinados nesta tarde. 

ATO ADMINISTRATIVO 
ELABORAÇÃO DE PORTARIA REGULANDO O QUE DETERMINA O Art. 2o , § 4o  da Lei  federal 11.738 que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica que estabelece: Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos. 
O regime de trabalho de 20h semanais deve ser cumprido da seguinte forma: 

a) 13 horas em atividade de docência ou de suporte de docência, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica (Lei federal nº 11.738/2008, art. 2º, §§ 2º e 4º), independente da duração da hora aula definida pelo projeto pedagógico da escola (Parecer CEED nº 705/97); 

b) 7 horas-atividades, assim distribuídas: 

I - 4 horas na escola (planejamento e avaliação do trabalho com os alunos, reuniões pedagógicas ou nas jornadas de formação organizadas pelas escolas, CREs e SEDUC); 

II - 3 horas a critério do professor com vistas a sua formação, podendo ser convocado para atividades de interesse da escola ou necessidade de serviço. 

ATO ADMINISTRATIVO 

DETERMINA QUE NÃO HAJA INTERRUPÇÃO NOS CONTRATOS DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS, TOMANDO-SE AS PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS NECESSÁRIAS PARA A CONTINUIDADE DO TRABALHO DE PLANEJAMENTO. 

ATO ADMINISTRATIVO 

DETERMINA QUE AS CRES CONSTATEM, JUNTO ÀS ESCOLAS, A NECESSIDADE DE SUPRIMENTO OU SUBSTITUIÇÃO DE QUADROS PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. 

ATO ADMINISTRATIVO 
DETERMINA A ELABORAÇÃO DO QUADRO DE PROFESSORES PARA 2012 A SER AJUSTADO À MEDIDA QUE FOREM SENDO CONSTATADAS NOVAS NECESSIDADES DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO. 

ATO ADMINISTRATIVO 

DETERMINA A AMPLIAÇÃO DOS VALORES FINANCEIROS QUE CHEGARÃO ÀS ESCOLA POR MEIO DA AUTONOMIA FINANCEIRA, PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO DO SEU QUADRO DE PROFISSIONAIS. 

ATO ADMINISTRATIVO 

DETERMINA A INSTITUIÇÃO DE PROCESSO DE FORMAÇÃO A SER COORDENADO PELA SEDUC PARA O INÍCIO E O DECORRER DO ANO LETIVO, DIRECIONADOS TANTO PARA AS DIREÇÕES, COMO PARA AS EQUIPES PEDAGÓGICAS E PARA OS PROFESSORES EM GERAL. 

ATO ADMINISTRATIVO 

DETERMINA O ENCAMINHAMENTO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PROPOSTA DE REGIMENTO REFERÊNCIA COMO FORMA DE GARANTIA NORMATIVA ÀS AÇÕES E AOS ESTUDOS DOS ALUNOS NO PROCESSO, JÁ DEFLAGRADO, DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO.

Proposta da Seduc para Ensino Médio recebe aclamação da plenária

Foto da Notícia
Com 576 delegados – entre professores, funcionários, alunos e pais ou responsáveis, técnicos da Secretaria de Estado da Educação e das Coordenadorias Regionais de Educação – foi concretizado nesta sexta-feira (9) o processo de conferência estadual de reestruturação curricular do ensino médio e profissional das escolas da rede pública estadual. Depois de uma manhã de debates em grupos, a plenária da tarde apontou contribuições e sugestões para o aprimoramento da proposta da Seduc, as quais vão compor o documento final, a ser sistematizado na Secretaria de Educação. Entre os consensos, está a implantação gradativa da nova matriz curricular já a partir de 2012, de acordo com a possibilidade de cada escola. 

“Chegamos hoje ao momento alto desse processo que mobilizou mais de 30 mil pessoas no nosso Estado, as preocupações trazidas para cá sintetizam todos os debates ocorridos nas diferentes etapas da conferência, avalizam o processo de construção, apontam desafios para a secretaria e encaminham sugestões que vão contribuir para o projeto de ensino médio que os alunos merecem: uma educação que prepare os jovens para o exercício da cidadania e para a entrada no mercado de trabalho”, frisou a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento. 

No início da tarde, foram apresentados os resultados dos debates em grupos. Professores, pais, alunos e funcionários de escolas demonstraram sua preocupação com a garantia de uma educação de qualidade: melhoria na infraestrutura escolar, investimentos em formação de professores e recursos humanos, acompanhamento permanente do processo de implantação da nova estrutura curricular. Uma das propostas apresentadas já foi acatada pelo governo: a constituição de um conselho de acompanhamento da mudança curricular. A formalização da instância ficará sob a responsabilidade da Seduc. 

“Em nenhum momento da conferência, em todas as suas etapas, ouvimos discordância ao projeto pedagógico, o que ouvimos em todos os momentos foi a preocupação da comunidade escolar com a dívida histórica do Estado com a educação. Ajudar as escolas a construir o nosso sonho de formar crianças, jovens e adultos visando à cidadania e formação global é nosso compromisso”, enfatizou a secretária-adjunta, que foi aplaudida de pé pelos delegados gaúchos. 

São Luiz Gonzaga 
Um dos pontos festivos da conferência foi a apresentação de um grupo de estudantes da EEEM Gustavo Langes, de São Luiz Gonzaga. De rostos pintados de branco e luvas brancas, o grupo apresentou uma pantomima, que culminou na formação de um mapa do Rio Grande do Sul no qual os alunos colaram a mensagem “Novo Ensino Médio”. A apresentação foi criada por estímulo da professora Jocemeri Karlinski, que também é vice-diretora da escola. “Pensei no esquete a partir da leitura do documento-base da Seduc. Nossa ideia foi mostrar que coletivamente grandes passos podem ser construídos, inclusive um novo ensino médio para o Rio Grande do Sul”, explica Jocemeri. Além de refletir uma crença, a iniciativa da professora de currículo já rendeu frutos: um dos atores, que se forma no ensino médio neste mês, passará a ensaiar um coral da escola em 2012. Duas meninas vão dar aulas de dança a crianças menores. “Juntos, unidos, conseguimos nossos objetivos”, resume Jocemeri, que é mãe de quatro filhos, dois dos quais já tendo passado pelo Ensino Médio. “Como mãe e professora, via com preocupação a desvinculação do currículo com a realidade. Podemos dar passos importantes rumo à desfragmentação e à garantia de uma educação global para nossos filhos e alunos”, finalizou a professora, abraçando orgulhosa dos não menos orgulhosos alunos, por terem se apresentado na Conferência Estadual do Ensino Médio na Capital.


Publicação: 09/12/2011 - 18:40

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Azevedo entrega ofício enviado ao Cpers para Uges e ACPM

Foto da Notícia 

O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, entregou na tarde desta terça-feira (6) para o presidente da Federação das Associações dos Círculos de Pais e Mestres (ACPM), Robison Minuzzi, e para o presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (Uges), Thalyson Silva, cópia do ofício (no 303/2011), que foi encaminhado à direção-geral do Cpers/ Sindicato no período da manhã. Segundo Azevedo, é importante que todos os segmentos envolvidos com a Educação acompanhem as negociações entre o governo e o sindicato. “Estamos entregando o material porque desejamos que todas as instituições representativas da Educação participem e acompanhem os debates da Educação”, informou.

No ofício enviado em resposta ao documento datado no último dia 2, comunicando o fim da greve deflagrada em 18 de novembro, o governo reafirma a posição de diálogo e negociação com o magistério, e informa os encaminhamentos do governo com relação às reinvindicações do movimento grevista.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) amplia o tempo de discussão, para a implantação da reestruturação curricular do Ensino Médio, desde que a entidade não promova nem estimule atos arbitrários de interrupção dos mesmos, já que estão sendo realizados com a participação massiva dos professores do Estado. Além disso, assume o compromisso de encaminhar Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, no início do próximo ano, para proporcionar a redução, no transcorrer de 2012, da diferença do piso nacional em relação ao básico atualmente pago. Anexo ao ofício foi entregue cópia da correspondência encaminhada pela coordenação da campanha Unidade Popular pelo Rio Grande com data de 15 de setembro de 2010, e parte do programa de governo que trata do piso nacional do magistério onde tem destaque a frase: “reconhecemos o piso nacional como vencimento básico da carreira, e assumimos o compromisso de criar as condições financeiras necessárias para o pagamento do mesmo”.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Região Sul debate reestruturação do Ensino Médio

Segunda-feira (5), a partir das 9h, 300 delegados eleitos nas etapas iniciais da Conferência Estadual de Reestruturação do Ensino Médio, na região sul, estarão participando da etapa inter-regional no ginásio do Colégio Salesiano Leão XIII, em Rio Grande.  Participarão deste evento professores, servidores, pais e alunos de três Coordenadorias Regionais: 5ª CRE Pelotas, 13ª CRE Bagé e 18ª CRE Rio Grande.Estará representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o diretor pedagógico, professor Slvio Rocha.

Na programação da Conferência está incluído a apresentação da síntese das etapas anteriores, debates e sugestões que irão contribuir na elaboração do documento a ser encaminhado para a etapa estadual, em Porto Alegre, nos dias 8 e 9 de dezembro.

A proposta de reestruturação do Ensino Médio, elaborada pela Secretaria possui dois eixos: O primeiro é o referencial teórico que incorpora o acúmulo da academia e os pareceres do Conselho Nacional de Educação e que apresenta os novos rumos para a educação gaúcha, respeitando as especificidades de cada comunidade escolar. O segundo é a mudança da metodologia do fazer pedagógico, já que é consenso que a mudança é necessária e urgente.

Seduc avalia o fim da greve do magistério

      A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a decisão do Cpers pelo fim da greve é um gesto que promove a reabertura do diálogo, rompido de forma unilateral pela direção do sindicato. A Seduc reafirma a disposição do diálogo com a entidade e o compromisso do Governo do Estado em pagar o piso nacional do magistério durante os quatro anos de gestão.

     Quanto à questão da recuperação das aulas paralisadas, a Seduc informa que cada direção deve reorganizar o horário da sua escola a fim de complementar os 200 dias letivos/800 horas-aula previstos nos calendários escolares.