quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Prevenção à Violência

Foto da Notícia

Seduc lança Comitês Comunitários no interior do RS
Publicação: 03/08/2011 - 17:45 - site do Governo Estadual


O coordenador estadual dos Comitês Comunitários de Prevenção à Violência nas Escolas, Alejandro Jélvez, iniciou nesta terça-feira (2) em Santo Ângelo, a instalação dos Comitês Regionais em 17 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) do interior do Estado. Jélvez segue em roteiro pela região norte do Estado, quarta-feira (3), esteve em Cruz Alta, seguindo para os municípios de Passo Fundo e Santa Cruz do Sul, na próxima quinta e sexta-feira (4 e 5), respectivamente. As coordenações regionais serão presididas pelas Coordenadorias de Educação e serão responsáveis pela articulação com órgãos e entidades parceiras no âmbito de cada região. Após, cada instituição integrante do Comitê Regional deverá indicar os representantes nas coordenações regionais e acompanhar o cronograma de lançamento dos Comitês Comunitários locais.  

De acordo com Jélvez, o objetivo geral do programa articulado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é desenvolver um programa, na Rede Estadual de Educação, de enfrentamento e prevenção às diversas manifestações do fenômeno da violência no ambiente escolar e no entorno das escolas. Através da organização dos Comitês Comunitários de Prevenção à Violência nas Escolas, pretende-se garantir a proteção física e moral em ambientes de aprendizagem protegidos e seguros.

Os Comitês serão compostos em parceria com instituições que proporcionam proteção e segurança às crianças e adolescentes como: Secretaria de Segurança, da Justiça, da Saúde, Ministério Público Estadual, e Ordem dos Advogados do Brasil/RS. Na esfera local, os Comitês vão realizar um levantamento sobre os principais problemas de violência no ambiente escolar e no entorno das escolas, hierarquizar os problemas mais graves e urgentes, além de identificar os fatores geradores desses problemas.

Posteriormente, os Comitês deverão elaborar um planejamento de diálogo de enfrentamento, controle, mediação e prevenção às manifestações da violência focalizada em três dimensões: violência e ilícitos penais, violência e vulnerabilidade social e violência institucional. Em seguida estabelecer metas, ações, monitoramento corretivo e instrumentos de avaliação dos processos de gestão do projeto e na obtenção de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário