quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Avaliação Emancipatória: Paradigmas e Caminhos na Reestruturação do Ensino Médio


Mais de 2,1 mil professores, coordenadores pedagógicos, assessores de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participarão, no mês de agosto, de seminários regionais sobre Avaliação Emancipatória. Serão oito encontros regionais, sendo um na Capital e sete no interior do Estado. Cada um dos seminários reunirá um grupo de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com exceção da 1ª CRE, Porto Alegre, que formará seus profissionais isoladamente. As duas primeiras edições serão realizadas de semana, na Região Sul e Campanha.



E teve início nesta manhã (8) em Bagé a discussão sobre o tema da Avaliação Emancipatória envolvendo professores e supervisores das escolas da abrangência das Coordenadorias 5ª, 13ª e 18ª. O evento de formação envolve, aproximadamente, 180 professores das escolas de Ensino Médio da região.

A avaliação emancipatória é um dos pilares da reestruturação curricular do Ensino Médio que está em curso na rede estadual. De acordo com a professora e pesquisadora Isabel Letícia Pedroso de Medeiros, palestrante nos seminários regionais a convite da Seduc, avaliação consiste em uma importante discussão na rede estadual. Ela destaca que a avaliação emancipatória disputa espaço com a avaliação classificatória, tradicional na escola brasileira. Para a professora, o desafio que se coloca para a rede estadual consiste disputar essas duas lógicas. "Não temos que acabar com a lógica classificatória em curto prazo, mas sim trabalhar para instituir uma nova concepção de organização escolar, que inclui novos conceitos referentes ao currículo, à avaliação", enfatiza Isabel. 




Um comentário:

  1. Foi um evento que acrescentou aos participantes novas formas de pensar avaliação emancipatória além dos muros da escola de origem. Novas práticas, como foram vivenciadas no evento devem ser divulgadas e sugiro a criação de um blog pela 18ªCRE destinado ao tema Seminário Integrado.

    ResponderExcluir