sábado, 2 de fevereiro de 2013

São José do Norte está em festa

Acompanhamos a procissão marítima da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, neste 2 de fevereiro de 2013. Não foi das maiores que já vimos. Foi modesta. Muito provavelmente em consequência do temporal, que passou pela região nesta madrugada. Ainda, ao meio dia, quando fazíamos a travessia Rio Grande/São José do Norte, o vento era bem forte. Balançou, vigorosamente, a lancha, assustando e levantando marola o que acabou molhando algumas pessoas no interior da embarcação.

A procissão carrega três imagens: São José, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora dos Navegantes. Cada uma vai num barco pesqueiro seguidos por dezenas de outras embarcações de menor porte e por lanchas a Marinha e Capitania dos Portos. A Laguna dos Patos, fica colorida. Os pequenos barcos pesqueiros seguem o cortejo decorados com bandeirinhas da cor do Santo da devoção de seus proprietários.


 
Porém a procissão é uma das atividades que envolvem a cidade. Dá o caráter cultural luso-brasileiro do evento, atraindo os visitantes, mas toda São José do Norte se enfeita para a Festa dos Navegantes. A cidade tem as ruas repletas de turistas domésticos ou visitantes (como eu), que têm a sua disposição uma excelente gastronomia, lembranças religiosas, artesanato local e uma feira dos mais variados objetos que se estende pela Av. General Osório.

A 202ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes  teve  com lema “Nossa Senhora dos Navegantes ajuda-nos a sermos discípulos de Jesus”. Desde o dia 24 de janeiro, a comunidade nortense esteve envolvida com as atividades em homenagem a santa padroeira dos pescadores, que a cada dia tiveram uma diferente temática.

Contudo e, lamentavelmente, a Senhora dos Navegantes não pode cruzar o canal do Rio Grande. O vendaval da madrugada deslocou as duas Plataformas P58 e P63 , que se encontram em montagem no cais do Porto do Rio Grande. A Capitania dos Portos, usando de medidas de segurança não permitiu que o cortejo navegasse pela áreas onde ocorreu o incidente. O público do Rio Grande, que se posta por toda a orla, este ano, ficou privado de saudar a Santa.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário