quarta-feira, 1 de maio de 2013

Preparando a II Conferência Nacional de Educação, a partir da escola

Os municípios da região da 18ª CRE estão se preparando para realizar as Conferências Municipais de Educação com vistas a definir delegados e proposições para a Conferência Estadual do Rio Grande do Sul.

 
Na última terça-feira, a Coordenadora Regional de Educação e a Coordenadora Pedagógica da 18ª CRE estiveram em reunião com a Secretária Municipal de Educação de Santa Vitória do Palmar para tratar da Conferência daquele município.
 
As escolas municipais e estaduais estão sendo orientadas a realizar pré-conferências, envolvendo pais, estudantes, funcionários e professores. As pré-conferências tem o objetivo de mobilizar a comunidade para discussões e participação no processo de construção da II Conferência Nacional de Educação, marcada para a segunda quinzena de fevereiro de 2014, em Brasília.
 
O Rio Grande do Sul deverá realizar sua Conferência Estadual entre os dias 04 e 06 outubro de 2013. Até 30 de junho, os 497 municípios gaúchos deverão fazer o mesmo, pois a etapa estadual será constituída por delegados, eleitos na etapa municipal (ou intermunicipal).
 
O tema central da II Conferência  - CONAE/2014 será o PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação:  Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. (Doc. da Conferência,2014,p.11).

O CONAE 2014 terá sete eixos temáticos:

 I- Política Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;
II- Direitos Humanos e Educação: Justiça Social, Inclusão, Diversidade e Cultura da Paz;
III- Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
IV- Qualidade da Educação e Avaliação: Democratização do acesso e condições de permanência;
V- Gestão Democrática: Participação popular e controle social;
VI- Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho;
VII- Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social.







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