quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Lançamento do vídeo MEMÓRIAS SÓCIOCULTURAIS E HISTÓRICAS DA VILA DA QUINTA


Exibição do vídeo Memórias Socioculturais e Históricas da Vila da Quinta e lançamento da revista 
ArtEstação nos Trilhos da Cultura/ano 4 nº 4
Dia: 28 de outubro, às 19 horas
Local: Ponto de Cultura ArtEstação

Que apresentam os resultados da segunda etapa do Projeto Nas Trilhas de Memórias Vivas: reelaborando histórias. O referido projeto foi contemplado com o Prêmio Asas, pela Secretaria de cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC / MinC). O Prêmio Asas, edital de 2008, teve o objetivo de destacar as iniciativas finalizadas dos Pontos de Cultura que apresentaram as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados, contribuindo para a divulgação dos meios mais efetivos de promover o desenvolvimento autônimo de suas atividades e o avanço do processo cultural da Rede dos Pontos de Cultura. A iniciativa com o foco na educação para o patrimônio através de oficinas de fotografia, vídeo, costura, desenho e serigrafia (Projeto ArtEstação nos Trilhos da Cultura) ocorreu de 2006 a 2009 com estudantes da rede pública de ensino.

A primeira etapa do Projeto Nas Trilhas de Memórias Vivas: reelaborando histórias foi desenvolvida no Povo Novo, em 2011, e a segunda etapa foi realizada durante o ano de 2012, na Vila da Quinta, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Lilia Neves (18ª Coordenadoria Regional de Educação), mais precisamente, com estudantes e equipe de professores da Educação de Jovens e Adultos, e com o apoio do Geribanda Pontão de Cultura da FURG e Superintendência do Porto do Rio Grande/SUPRG.

Juntos, comunidade e ArtEstação reuniram histórias e memórias, através de relatos orais e entrevistas, objetivando uma pesquisa. As oficinas de fotografia e de vídeo deram suporte para a realização do audiovisual e para a composição do impresso. As diferentes etapas foram decididas pelo coletivo, definindo pautas, cronogramas, horários de trabalho de campo, pessoas a serem entrevistadas, os diferentes lugares a visitar, entre outras questões.
A comunidade foi imprescindível para a efetivação da proposta, seja com a produção de textos, de fotografias, de relatos, em acompanhamento na saída de campo e realizando entrevistas.
Outros lançamentos ocorrerão nos meses de outubro e novembro, sendo que dia 29 de outubro, às 19h30 será a segunda apresentação do vídeo na Vila da Quinta que ocorrerá na Escola Lília Neves. 

A sede do ArtEstação abriga o Estação Cineclube, Fanzinoteca Mutação, Sala Pano Pra Manga, Espaço Multiuso (para exposições e outros eventos) e Ponto de Leitura Dona Mariazinha e está aberta a visitação nos três turnos (manhã/quarta a sexta, das 8h às 12h; tarde, de terça a sexta, das 14h às 18h; noite, quarta e quinta, das 18h às 22h).
O Núcleo de Áudio Visual Estação/NAVE, responsável pela produção do vídeo, foi criado em 2010 e já aprovou dois editais, produzindo: Outra História (na programação do Tela Verde 2011), A velha das Ervas; Afectos: paixões, coleções, histórias e memórias e Memórias Socioculturais e Históricas do Povo Novo.

Célia Pereira
Coordenadora Ponto de Cultura ArtEstação - 10 anos

Miguel Isoldi
Superintendente

Núcleo Audio Visual Estação - NAVE
Cledenir Vergara Mendonça
Law Tissot
Lucila Isoldi
Maria Susana Loureiro dos Santos
Rafael Schramm Chaplin
Ubirajara Santúrio dos Santos
Vinícius Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário