No dia 23 de novembro ocorreu, em Rio Grande, o II Encontro Cirandar: rodas de investigação desde a escola, evento culminante do projeto de formação de professores coordenadores, desenvolvido em parceria entre a 18ª CRE e a FURG/CEAMECIM.
Este é o segundo ano do projeto que envolveu encontros presenciais e a distância com professores e coordenadores, que atuam no Seminário Integrado, para discutir a reestruturação curricular do Ensino Médio Politécnico e desenvolver metodologias de atuação.
O projeto Cirandar ocorre em diversas Rodas de Formação com atividades específicas em cada uma dessas rodas: conversa, escrita, leitura colaborativa, reescrita e rodas virtuais. Durante o processo de formação os professores produzem relatos de experiências da sua sala de aula e fazem registros de suas aprendizagens em diários.
Os encontros presenciais são realizados mensalmente e a cada ano encerra-se com um encontro final envolvendo todos os participantes. Em diferentes salas realizan-se discussão sobre os relatos escritos, sobre as experiências de Seminário Integrado e a elaboração de síntese organizativa e dinâmica de trabalho para o ano seguinte.
Apostamos que as diversas rodas de formação vivenciadas no processo de formação Cirandar proporcionaram aos sujeitos envolvidos (re)pensarem e (re)significarem suas práticas educativas desenvolvidas na Reestruturação do Ensino Médio, como também a sua formação docente ao longo destes dois anos.
Neste mesmo evento ocorreu o lançamento do livro "Cirandar: Rodas de Investigação desde a Escola", contendo os relatos do primeiro ano de trabalho com diversos autores, professores participantes do processo de formação.
Apostamos que as diversas rodas de formação vivenciadas no processo de formação Cirandar proporcionaram aos sujeitos envolvidos (re)pensarem e (re)significarem suas práticas educativas desenvolvidas na Reestruturação do Ensino Médio, como também a sua formação docente ao longo destes dois anos.
Neste mesmo evento ocorreu o lançamento do livro "Cirandar: Rodas de Investigação desde a Escola", contendo os relatos do primeiro ano de trabalho com diversos autores, professores participantes do processo de formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário