terça-feira, 23 de setembro de 2014

Instituto Juvenal Muller, de Rio Grande, recebe orquestra estudantil


Nesta terça-feira (23), o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, entregou mais uma orquestra estudantil. Dessa vez, foram os 1.081 alunos do Instituto Estadual de Educação Juvenal Muller, em Rio Grande, os contemplados com os 70 instrumentos.

Conforme o secretário, a iniciativa é pioneira na Rede Estadual de Ensino e contemplará 51 escolas de todo o Estado, com investimento geral de R$ 1 milhão. A ideia é que os instrumentos sirvam como equipamentos didático-pedagógicos, integrando o acervo das escolas. “Este projeto pretende descobrir habilidades e talentos, para, a partir de então, incentivar nossos alunos a se transformarem em grandes sujeitos ou quem sabe em grandes artistas”, afirma Azevedo.

Para ele, a inserção das orquestras em escolas estaduais é um dos resultados da política implementada pelo governo estadual que objetiva qualificar e valorizar a Educação Pública. Além das orquestras, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destinará professores de música para as escolas contempladas com o projeto. A ação é mais uma iniciativa em atendimento a Lei 11.769/08, que prevê a obrigatoriedade do conteúdo da música na Educação Básica.

A diretora Márcia Silveira lembrou que a escola desenvolve projetos de iniciação musical há mais de 15 anos, e realiza anualmente o Sarau Poético, integrando música e literatura. “Nossa escola tem uma relação muito próxima da música. Estes instrumentos vão impulsionar nosso trabalho. Temos certeza que só teremos bons frutos com esta novidade”, disse a diretora, que também destacou os investimentos feitos pela Seduc em equipamentos, mobiliário e modernização tecnológica.



Cada escola receberá um kit com 1 piano eletrônico, 10 violões, 10 violinos, 1 viola, 1 violoncelo, 1 contrabaixo elétrico, 10 flautas doce soprano barrocas, 10 flautas doce contralto barrocas, 2 guitarras, 1 amplificador de contrabaixo, 1 amplificador de guitarra, 1 bateria, 10 estantes de partituras, 2 escaletas, 10 pandeiros, 2 triângulos, 1 ganza de platinela, 2 bumbos com talabarte baqueta, 2 taróis, 1 reco-reco, 1 microfone, 2 pandeiros meia-lua e 3 afinadores para instrumentos de cordas.

A titular da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, Neila Silva, prestigiou a atividade, junto com sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário