terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Brasil e Suécia.

Recolhi este texto, quase desabafo, do mural da Professora Rose Freitas. Publico para reflexão, embora a imagem fale por si.


"Gostaria de ser destas pessoas inteligentes e articuladas, bem informada e capaz de um texto matador...mas a estas alturas da vida me tornei esta e não outra, pois esta que aqui está, com todos os seus limites, fica impressionada quando lê textos mostrando a maravilha do governo na Suécia, a ausência de corrupção na Finlândia, o quanto a educação é valorizada na Dinamarca e como são pacíficos os canadenses.
Ora, que o meu aluno do 1 ano do ensino médio, ou minha tia de 85 anos, que fez até o 4 ano primário, leiam, se encantem, achem uma maravilha e comparem taco-a-taco com a realidade brasileira...eu entendo. Dureza mesmo é ver gente 'letrada', 'inserida no contexto' e 'politizada'...reproduzindo os tais textos que enaltecem países bacanas sim, é tudo verdade o que diz ali, mas não dizem estes textos das histórias de cada um destes países, não contam que para comparar com o Brasil é preciso saber um tiquinho da nossa história, não dizem que 300 anos de escravidão não saem de nossas vidas por Lei Áurea, que a mentalidade de colonizados inferiores não se desfaz por se proclamar uma república, que o coronelismo não termina com o fim do ciclo do ouro, da cana ou do café, que a pirâmide social perversa que este país viveu na era republicana não se dissipa apenas com o bolsa família ou o fim dos impostos," tudo é muito mais" ...enfim, há pano pra manga, mas nos comparar com suecos, suíços ou finlandeses, é por demais raso."
 Rose Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário