segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ArtEstação lança revista com memória do Povo Novo

Ontem (04/fev/12) ocorreu o Lançamento da 2ª Edição da Revista Nos Trilhos da Cultura. 

A Revista é o resultado das pesquisas do patrimônio imaterial do Povo Novo, realizadas pelo Ponto de Cultura ArtEstação sob a orientação da Profª. Celia Pereira com participação de alunos e professoras da Escola Alfredo Ferreira Rodrigues e apoio da 18ª CRE. 

O trabalho que teve os moradores como protagonistas deu origem, também, a um vídeo que foi exibido durante o lançamento na 39ª Feira do Livro do Cassino.

 Registramos a presença de várias personalidades na sessão de autógrafos.




Mestre Paulo Jacaré, foi um grande colaborador do projeto. É responsável pelo derradeiro Terno de Reis do 3º Distrito do Rio Grande. 

 Profª Neila Gonçalves Silva, Coordenadora Regional de Educação e Profª Celia Pereira responsável pelo projeto. 


A edição especial é dedicada a comunidade do Povo Novo e apresenta os resultados do Projeto Memória Sociocultural e Histórica da Comunidade do Povo Novo, onde os protagonistas são os próprios moradores, estudantes e egressos da Escola de Ensino Médio Alfredo Ferreira Rodrigues, educadores e descendentes de antigos moradores.


O projeto tem parceria com a 18ª Coordenadoria Regional de Educação/ CRE, o apoio da Superintendência do Porto do Rio Grande / SUPRG e conta com recursos do Prêmio Asas, do Ministério da Cultura, Governo Federal..




 "O Povoado de pequenos lavradores portugueses e bos parte de ilhéus açorianos surge durante a invasão espanhola no Rio Grande de São Pedro entre 1763 e 1776 e o assentamento estava localizado à margem da Estrada Real da Palma, onde os espanhóis colocaram parte dos colonos que não conseguiram retirar-se antes da invasão." Assim escreve o Prof. Claudenir Vergara Mendonça sobre as origens do POVO NOVO.

Profª Arlete Costa  com estudantes colaboradores do projeto.

Um comentário:

  1. Parabéns aos amig@S pela brilhante iniciativa!!! Que continuem assim, unindo instituições para contar as histórias que ainda não foram contadas....

    ResponderExcluir