quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Encontro do Ensino Médio - boas práticas do seminário integrado.



A 18ª CRE realizou, nesta terça-feira, o Encontro do Ensino Médio - boas práticas do seminário integrado.

Aproximadamente 100 educadores que atuam, ou atuarão no primeiro e segundo ano do Ensino Médio Politécnico das escolas estaduais do município do Rio Grande, reuniram-se, no auditório do IF-Sul para apresentar e assistir relatos das atividades e projetos desenvolvidos no Seminário Integrado, durante o ano de 2012.

Diversas e distintas caminhada demonstraram a ousadia e criatividade dos educadores e dos estudantes. Quem lá esteve, pode testemunhar o entusiasmo das comunicações feitas e teve a certeza da continuidade que o trabalho terá em 2013.


O estudante Bruno da E.E.E.M. Silva Gama, que acompanhou sua regente na comunicação, encantou a todos com sua postura e convicção a respeito das vantagens da reestruturação do ensino médio. Afirmou que o Seminário Integrado trouxe credibilidade ao curso e confiança aos estudantes, que se percebem "produzindo alguma coisa". Disse que o trabalho do 1º ano foi bom, mas tem que avançar no 2º e no 3º ano. Comparou a sequência do ensino médio a 3 passos, onde o 3º tem que levar a uma construção sólida.

Não se pode dizer que haja uma comunicação melhor que outras, pois cada qual esteve interagindo em um ambiente distinto e, portanto definiu-se por sua realidade e possibilidades. Todas apresentaram resultados superiores ao esperado no início das atividades.

Percebe-se, também, que a ansiedade dos educadores arrefeceu. Houve boa participação dos estudantes, com algumas exceções. No relato dos docentes a maioria dos trabalhos ficou entre bom e ótimo, mas há outros que tem muito para melhorar.


Contudo, ficou evidente, que os resultados do primeiro ano da reestruturação do ensino médio foi exitoso e que o Sistema Estadual de Educação está acertando na proposta e no método participativo de implantação

Nenhum comentário:

Postar um comentário