sábado, 29 de dezembro de 2012

Perspectivas para educação gaúcha em 2013


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Depois do primeiro ano de governo, que se caracterizou por ajustes no orçamento, retomada de projetos e ações, diagnóstico da situação da rede com intervenções emergenciais para recuperação de espaços escolares, pela definição de nova matriz curricular para os ensinos fundamental e médio na rede estadual, 2012 chega ao final com motivos para a comunidade gaúcha orgulhar-se: a retomada da curva ascendente na educação pública da rede estadual está se efetivando com ações que se relacionam a todas as frentes de atuação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Da condição física de escolas à gestão dessas unidades, passando pela recomposição do quadro do magistério, recuperação salarial e por maiores investimentos em formação de professores e servidores de escolas e modernização tecnológica da rede, não há setor que tenha ficado sem receber atenção e recursos neste ano.

Chegamos ao final de 2012, portanto, com motivos para comemorar, mesmo que tenhamos muito a fazer e recuperar, o que constitui nosso foco de atenção para 2013, para garantir a qualidade que almejamos para as escolas gaúchas: depois de sete anos, o Governo do Estado realizou concurso público para professores. Mais de 5,6 mil educadores estarão nomeados até o final do ano, início de janeiro. Novo concurso está se desenhando, com inclusão de vagas para servidores de escolas já para 2013. Neste ano, 9,3 mil professores foram promovidos – cabe lembrar que a retomada das promoções aconteceu em 2011, depois de dez anos... Está em curso também uma inovação: um novo sistema de avaliação da rede, que não se restringe a analisar condições de escolas. Escolas, Coordenadorias Regionais e a própria Secretaria de Educação estão sendo avaliadas por todos os segmentos, visando à análise quali/quantitativa de avaliadores externos. Até dezembro termina a aplicação da 1ª Avaliação Participativa nas 2.572 escolas da rede, nas 30 CREs e no órgão central da Seduc. Este diagnóstico apontará necessidades e êxitos, indicando rumos para os gestores, que, por sinal, iniciam um novo momento, com a eleição para diretores e vices realizada em novembro de 2012, sob a égide de uma nova legislação, mais democrática e participativa.

As novas equipes diretivas que atuarão no triênio 2013-2015, na imensa maioria da rede, chegam com o aval e voto de todos os segmentos da comunidade, que avaliaram programas de gestão propostos. Essas equipes terão pela frente a continuidade da reestruturação curricular iniciada em 2011 e que já indicou melhores índices em 2012: nossos alunos conquistaram muito bons resultados nas provas de português e matemática realizados no país. Melhores notas com certeza serão obtidas já em 2013. Também os ambientes escolares foram qualificados, com investimento superior a 100 milhões de reais em 831 obras. O Plano de Necessidade de Obras, que vai renovar 1.028 escolas a partir de 2013, complementará essa recuperação física da rede, que será responsável por melhores condições de trabalho e estudo e, consequentemente, de permanência de alunos em classe e mais autoestima para educadores e funcionários.

Neste momento, nos voltamos à sociedade gaúcha para reiterar nosso compromisso com a qualidade da educação. Garantir êxito no processo de aprendizagem e resultados positivos em avaliações como o Enem e Ideb não decorre de ações isoladas, nem se concretiza em curto prazo. Estamos no rumo certo.

Secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo

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