sábado, 2 de março de 2013

Pacto Nacional de Educação é lançado em Rio Grande



A secretaria de Município da Educação e a 18ª Coordenadoria Estadual da Educação lançaram na última quinta-feira, 28, no Cidec-Sul da Furg, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Esse é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do ensino fundamental.
 
O encontro reuniu representantes da educação de Rio Grande e de Pelotas. Estavam presentes a diretora do Instituto de Educação da Furg, Maria Renata Alonso Motta, que representou a reitora da Furg, Cleuza Sobral Dias; a coordenadora Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e também representante da Universidade Federal de Pelotas, Ana Ruth Moresco Miranda; o secretário Municipal de Educação, André Lemes; a coordenadora da 18ª Coordenadoria Estadual de Educação, Neila Gonçalves Silva; e a superintendente de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Roberta Monteiro Brodt.

A diretora do Instituto de Educação da Furg, Maria Renata Alonso Motta, falou da importância do pacto para a educação de uma forma geral, já que a alfabetização é o início e a etapa mais importante do aprendizado, além de ser o começo de uma caminhada estudantil. Já a coordenadora Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Ana Ruth Moresco Miranda, explicou que o pacto surge em um momento muito importante, pois é um resultado de um grupo de ações de forma continuada. "É um direito que nossas crianças têm de estarem alfabetizadas até os oito anos de idade" explica. 
 
O secretário Municipal de Educação, André Lemes, comentou que o Município se compromete com essa política, com esse pacto. "O processo formativo não se esgota, pois acontece no dia a dia da escola, e o acordo vem a nos auxiliar, a prestar um ensino de ainda mais qualidade aos nossos alunos", disse ele. "Precisamos estar unidos nesta gestão pública, pois todos nós sabemos o que nossas escolas necessitam", explicou.
A coordenadora da 18ª Coordenadoria Estadual de Educação, Neila Gonçalves Silva, falou sobre a importância do fim do analfabetismo. "Precisamos de uma alfabetização para todos, enfrentando os desafios que o dia a dia nos impõe".

Após o lançamento oficial, o evento continuou com uma programação com esquetes teatrais que problematizam a alfabetização com os professores Adão Veiga e Susana Curi. A programação seguiu com a "Apresentação do Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa( PNAIC)", com as professoras Ana Ruth Miranda, Roberta Brodt e Neila Gonçalves Silva, sob a coordenação da professora Roberta Brodt.

O evento contou ainda com a presença de professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares, orientadores educacionais, e diretores das escolas de ensino público municipal e estadual de Rio Grande.
 
Matéria do Jornal Agora de 01/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário