quarta-feira, 6 de março de 2013

Projeto Educação para Pescadores ultrapassa fronteira

O Ministério da Pesca esteve em visita a cidade do Rio Grande, na figura da professora Rejane Léa  Ramos Gomes, consultora do MPA . O objetivo da visita: conhecer o Projeto  Educação para Pescadores, desenvolvido pelo NEEJA-Rio Grande e pela FURG com parceria da SMED, 18ª CRE, SMA e Marinha.
 A consultora visitou a Torotama, palestrou e almoçou na 18ª Coordenadoria Regional de Educação. A tarde, reuniu-se com educadores e estudantes e participou de uma plenária na Secretaria Municipal de Educação, onde foram apresentadas as diretrizes, a metodologia e os resultados dos 5 anos de execução do Projeto.

O Projeto Educação para Pescadores teve início em 2008. Leva formação de Ensino Fundamental e Médio para pescadores e agricultores da Ilhas dos Marinheiros, Torotama e arredores. As aulas são de responsabilidade de educadores/acadêmicos da FURG e outros professores voluntários. Ocorrem no período do defeso, respeitando a especificidade das comunidades pesqueiras.

A certificação dos estudantes fica ao encargo do NEEJA-Rio Grande, o deslocamento dos educadores tem sido ofertado pela Secretaria Municipal da Pesca e o material didatico o material didático ofertado pela Secretaria Municipal da Educação.

A Professora Rejane tomou conhecimento do Projeto pela internet (google) e veio a Rio Grande conhece-lo com o propósito de divulgar a iniciativa no Ministério da Pesca e tomá-la como referência para criação de políticas nacionais de educação para pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário