sexta-feira, 7 de março de 2014

ABERTURA OFICIAL DO MARÇO LILÁS É REALIZADA NO SALÃO NOBRE DA PREFEITURA


A temática Mulheres do Rio Grande na Conquista de seus Direitos integram as ações de comemoração e reflexão das lutas e conquistas da ala feminina no município. O tema ganhou destaque nesta sexta-feira (7), durante a abertura oficial das atividades do Março Lilás, no Salão Nobre da Prefeitura.

As ações contam com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Entre os parceiros estão: Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (ACORRG); Serviço Social do Comércio (Sesc); Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra do Rio Grande (Comdesccon).

Durante a abertura a secretária de cidadania e assistência Social Cristina Juliano, chamou atenção em relação às políticas de apoio as mulheres. Cristina apontou a necessidade de estruturas concretas, já que os processos de organizações sociais ainda colocam inúmeras barreiras para inclusão no mercado de trabalho. “Nós mulheres necessitamos lutar por espaços para assim termos a chance de usufruir nossos direitos”, salienta a secretária, após considerar o Março Lilás como o norte da luta da mulher no município.

Já a Coordenadora Regional de Educação do Governo do Estado, Neila Gonçalves, o evento demostra a luta integrada pela ascensão da mulher. De acordo com ela, as atitudes humanas passam por uma questão de tomada de consciência. A coordenadora pede reflexão para posições que demonstram tentativa de respeito através da lei do mais forte, já que esta maneira acaba por gerar uma cultura de violência.

O vice-prefeito, Eduardo Lawson, salienta que esta luta caracteriza a importância da ascensão da mulher e do trabalho no sentido da valorização e geração de oportunidades igualitárias. “Que possamos espalhar a solidariedade e princípios de direito ao próximo com ações que minimizem os problemas relacionados aos direitos da mulher”, enfatiza Lawson, após chamar atenção para a necessidade de frear a construção de uma sociedade individualista para propor ações articuladas e políticas que compreendam a união coletiva em atividades educativas.

A reitora da Furg, Cleuza Dias, lembrou que este é um mês de celebração, o qual a sociedade deve honrar a luta daquelas 130 mulheres tecelãs que, em busca dos seus direitos, acabaram morrendo de uma maneira trágica. “Nós estamos honrando hoje mulheres que mesmo no anonimato continuam lutando pela conquista do seu espaço”, explica ela.

Após a abertura oficial iniciou uma roda de conversa com o tema Direitos da Mulher e às 19h, a programação conta com Sessão Solene na Câmara de Vereadores do município.

Texto colhido do site da Prefeitura do Rio Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário