domingo, 16 de março de 2014

Projeto Olhares Sul-Rio-Grandenses na Formação continuada de Jovens e Adultos retoma atividades em 2014


Na noite desta sexta-feira (14) realizou-se mais uma atividade do Projeto de Formação Continuada Olhares Sul-Rio-Grandenses na Formação Continuada de Jovens a Adultos. Visando a retomada das atividades o encontro contou com a presença do Pro-reitor de Assuntos Estudantis e Coordenador Geral do Projeto Prof. Dr. Vilmar Pereira, Pro-reitora de Extensão Profª. Drª. Angelica Miranda, Coordenadora da formação continuada na FURG – PROEXT, Profª Drª Sabrina Barreto, Coordenadora da 18ª CRE Profª Esp. Neila Silva, Superintendente Pedagógica da SMEd Profª Msc. Juliane Alves e mais de 200 professores atuantes na EJA.

O projeto é desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, voltadas a EJA na Diversidade e Inclusão Social, dentro da SECADI se propõe a discutir e apresentar uma proposta concreta de Formação Continuada aos Educadores e Educadoras da EJA, oferecendo um curso com seis turmas de formação com Educadores (as) através da demanda e da parceria com a 18ª CRE e da SMEd. 

Assim a proposta de formação envolve educadores da Educação Básica de Escolas situadas nos municípios de São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória e Chuí. Trata-se de uma solicitação que vinha sendo feita pelas duas instituições públicas. Os fundamentos teóricos metodológicos do curso visam proporcionar aos cursistas o acesso às teorias do conhecimento que subsidiam a compreensão da realidade do educandos da EJA, que contemple suas experiências, vivências e memórias e que oportunize a partilha das práticas docentes. Imerso em uma concepção de educação baseada no exercício do diálogo, em um processo de construção contínua da cidadania, considerando a diversidade, a educação inclusiva, a relação intergeracional, dentre outras. 

A atividade contou com uma breve explanação sobre o Projeto de Formação Continuada, atividades realizadas em 2013, metas para 2014, relato da educanda egressa da EJA Denise Miranda e finalizando com o relato da educadora Rosane Rodrigues discorrendo sobre a importância do trabalho desenvolvido na EJA. De acordo com o coordenador do projeto “ações como essas reforçam a possibilidade concreta de trabalharmos de forma articulada e em parceria aproximando ainda mais três grandes esferas públicas comprometidas com a educação crítica e emancipadora - FURG/18ªCRE/SMEd”. A equipe que integra o referido projeto agradece a todos pela presença e pelo envolvimento com a proposta.

Texto: Sícero Miranda e Flávia Gonzales.

Um comentário:

  1. Olá gostaria de ter acesso às fotos dos dias 11 e 12 de julho, no encontro em Rio Grande.

    ResponderExcluir