terça-feira, 12 de agosto de 2014

Azevedo encerra Seminário do Pacto pelo Ensino Médio

O secretario estadual da educação Jose Clovis de Azevedo encerrou no final da tarde desta terça-feira (11) o II Seminário Estadual do Pacto pelo Ensino Médio (PNEM), evento pedagógico que lotou o auditório da Sogipa ao longo do dia. O secretário, que acompanhou a palestra da Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva, coordenadora da formação e de produção de materiais do Pacto, destacou a importância da parceria estabelecida entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e as universidades na caminhada do Pacto no Rio Grande do Sul.

Para o secretário, a parceria com as instituições de ensino superior, além de ser uma prioridade da gestão, possibilita a construção conjunta de conhecimento com os professores da rede. Monica Ribeiro da Silva e o cenário do Pacto A professora Monica retomou para os presentes o andamento das ações do PNEM no país e o cenário que está inserido no país. Segundo ela, mais de 340 mil professores estão em processo de formação no Brasil, com envolvimento de 52 universidades e desenvolvimento de ações em estágios diferentes na primeira etapa de formação nas 27 unidades da federação.

O Rio Grande do Sul terminou a primeira etapa no final do primeiro semestre. De acordo com a professora da Universidade Federal do Paraná, os Cadernos Pedagógicos da segunda etapa do PNEM devem chegar aos cursistas até o final de agosto, tendo como tema Os sujeitos do Ensino Médio e a Formação Humana Integral. A segunda etapa da formação de professores na rede estadual começa em setembro e tem término previsto para o período março-abril de 2015.

A professora explicou que os Cadernos da terceira etapa do Pacto, que terá duração de um ano, estão sendo preparados. A proposta em construção, explica, , é de que sejam produzidos cadernos para cada componente curricular, de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, tendo em vista o aprofundamento e realização do redesenho curricular do Ensino Médio e ao acompanhamento pedagógico dos estudantes para enfrentar o quadro de abandono escolar e assegurar a universalização.

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