terça-feira, 12 de agosto de 2014

Estudantes da Fundação Liberato vencem Prêmio Local da Google Science Fair 2014


Os estudantes do Curso de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS), Raíssa Müller e Gabriel Chiomento da Motta, receberam, na sede do Google, na capital paulista, a distinção pelo Prêmio Local da Google Science Fair 2014. Entrega aconteceu nesta terça-feira, 12 de agosto, em São Paulo.

O projeto deles que ganhou a GSF 2014 tem o título de “Membrana de Absorção Seletiva”. Trata-se de um material desenvolvido inteiramente por eles e que pode ser usado, entre outras aplicações, na contenção de vazamentos de petróleo, com eficiência maior que os materiais tradicionais. A membrana é produzida com criptomelano, um mineral com capacidade de absorver até 22 vezes o seu próprio volume, no caso, da contenção de óleos. Além disso, os líquidos absorvidos podem ser recuperados em quase 100%. Dessa maneira, o material evita a contaminação em locais de vazamento e ainda garante o reaproveitamento do petróleo derramado que teria de ser descartado causando um segundo problema ambiental.

O objetivo da Google Science Fair é estimular os estudantes a buscarem inspiração em algo que amam e no qual são bons para enfrentar alguns dos maiores desafios atuais. Desde a primeira edição, em 2011, surgiram projetos como um remédio para resfriado, métodos mais eficientes para combater o câncer, uma luva exoesqueleto, uma lanterna que não precisa de bateria, plástico feito a partir de bananas e técnicas mais eficientes de agricultura.

O vencedor do Prêmio Local ganha US$ 1.000 para investir no desenvolvimento de seu projeto, além do reconhecimento de ter criado algo que lida com um problema relevante.

Na ocasião, os estudantes apresentaram o projeto premiado e o Diretor Executivo da Fundação Liberato, Leo Weber, apresentou a instituição aos convidados. Na plateia, estava o renomado físico e cientista brasileiro, Sérgio Marcarenhas. Entre muitas atividades, ele fundou e dirigiu o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária em São Carlos (Embrapa).

A Fundação Liberato tem se destacado por conquistar inúmeros prêmios em feiras de ciência e tecnologia, resultado de uma de suas iniciativas de maior destaque, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira de jovens cientistas da América do Sul. Através dela, os estudantes têm a possibilidade de participar de outras feiras do gênero, no Brasil e no exterior.

Acompanharam a cerimônia, a Professora Orientadora do projeto, Schana Andréia da Silva, o Secretário Executivo, Ramon Hans, e o Diretor de Pesquisa e Produção Industrial, Leori Tartari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário