sexta-feira, 26 de junho de 2015

Após crise, jovem cria sistema que reaproveita água de máquina de lavar

Iago Santos, de 18 anos, desenvolveu projeto em Jacobina, norte do estado.
Método usa água de aparelho doméstico na descarga de vaso sanitário.

Henrique MendesDo G1 BA

A experiência recente de convívio com a crise hídrica levou um jovem morador do município de Jacobina, no norte da Bahia, a desenvolver um sistema de reaproveitamento de água da máquina de lavar para a descarga do vaso sanitário. O inventor do projeto é Iago Santos, 18 anos, aluno do quarto ano do ensino médio cursado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), numa formação integrada com o curso técnico em eletromecânica

"Tivemos uma escassez de água em 2012 e comecei a estudar para ter embasamento teórico sobre o assunto, para saber como poderia ajudar. A ideia veio de casa. Minha mãe já armazenava água [da máquina de lavar] na área de serviço, só que o uso no banheiro era manual", disse sobre a ideia inicial de desenvolvimento do sistema de reaproveitamento.

Segundo Iago Santos, após pesquisas na internet e livros de eletromecânica, a primeira ideia do que seria o sistema foi implementado na própria casa, em junho de 2014. Por meio do uso de tubulações, transformador de energia e reservatório, o estudante elenca que conseguiu criar um projeto exequível e de baixo custo.

Três meses após a criação, com a percepção de que o projeto era realidade, Iago detalha que apresentou o sistema para dois professores, que passaram a auxiliá-lo em alguns aperfeiçoamentos. "Depois de seis meses de testes, eu me senti à vontade para apresentar às pessoas agora [fevereiro]. Já comecei a ser procurado por alguns interessados em instalar o sistema nas próprias casas. A primeira foi a minha vizinha", destacou.

Iago detalha que a ideia foi criar um sistema automatizado para conduzir a água do reservatório da máquina de lavar até o vaso sanitário com baixo custo, fácil instalação e pequeno consumo de energia.

Em casa, onde o sistema já opera há quase um ano, o estudante conta que, a cada duas semanas, tem usado apenas 100 litros de água da rede de fornecimento do município na descarga. Antes, eram 600 litros por dia. "A economia vai depender de quantas pessoas têm na casa e quantas vezes elas usam a máquina de lavar, além do tamanho da máquina", diz.

Economia
Com o sistema criado por Iago, a água usada na lavagem de roupas é direcionada para um reservatório e, por meio de um bombeamento com baixo consumo de energia, é conduzida para a descarga do vaso sanitário. A boia da descarga é usada como chave para a entrada da água proveniente da máquina de lavar. Quando a boia está alta, a chave está aberta.

O sistema é barato, custa em média R$ 200, e também consome pouca energia. É outro ponto bom de destacar, já que estamos num período em que se fala muito em crise no fornecimento de energia", explica. Ele conta que a fonte de bombeamento é de 12 volts.

Prestes a se formar no curso técnico em eletromecânica - no final de 2015 -, o estudante diz que o projeto será utilizado como trabalho de conclusão de curso, com a ideia de possibilitar a instalação gratuita nas demais residência do município. Sobre oportunidades de patrocínio, ele diz que esse não é o foco.

"Usei meu estudo para resolver um probelma social e pensando nas gerações futuras. Eu fiz o sistema para que seja voluntário. A ideia é contribuir para que as pessoas façam o melhor uso da água. Se, futuramente, tiver oportunidade de usar meu projeto como meio de sobrevivência e puder trabalhar com isso, claro que eu ficaria feliz. Entretanto, a ideia de ser patrocinado não é meu foco", comenta.

Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/02/apos-crise-jovem-cria-sistema-que-reaproveita-agua-de-maquina-de-lavar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário