terça-feira, 8 de novembro de 2011

SÍNTESE PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
ENSINO MÉDIO CURSO NORMAL/ NORMAL APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

ENSINO MÉDIO
INTEGRADO
Base na dimensão politécnica: aprofundamento das áreas de conhecimento e suas tecnologias, com os eixos Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho, embora não profissionalize, deve estar enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais.
Dimensão profissional: formação de professores para a educação infantil e anos iniciais
Dimensão profissional: educação geral é parte inseparável da educação profissional, implica na integração dos conteúdos de formação geral e de formação profissional.
Matricula única
Duração 3 anos – 3000 horas

Normal: Duração 3 ou 4 anos
Mínimo 3000 horas
Normal AE: 1600 horas

Duração 3 a 4 anos – 3000 – 3200 horas
Início: 1º ano - 2012
Início: 1º ano - 2012
Início:  1º ano - 2012 nas escolas com Técnico Concomitante(em extinção)


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
O Currículo do Curso de Ensino Médio será desenvolvido em três anos, com 3000 horas, não implicando em aumento de anos no curso, sendo que a carga horária no primeiro ano será de 75% de formação geral e 25% de parte diversificada. No segundo ano, 50% para cada formação e, no terceiro ano, 75% para a parte diversificada e 25% para a formação geral. Este acréscimo, dividido nos três anos, se traduzirá por possibilidades de estágios ou aproveitamento de situações de emprego formal ou informal, desde que seu conteúdo passe a compor os projetos desenvolvidos nos seminários integrados e, com isso, venha a fazer parte do currículo do curso.



1º ano
2º ano
3º ano
total
Formação geral
750h
500h
250h
1500h
Parte diversificada
250h
500h
750h
1500h
Total
30h  sem/1000h
30h sem/1000h
30h sem/1000h
3000h


As proporções de distribuição das cargas horárias dos dois blocos, formação geral e parte diversificada não são rígidas, permitindo aproximações quando da elaboração e distribuição de carga horária pelas áreas de conhecimento na matriz curricular que integra o Projeto Político Pedagógico da Escola. Essa distribuição visa assegurar um processo de ensino e aprendizagem contextualizado e interdisciplinar.
Entende-se por formação geral (núcleo comum), um trabalho interdisciplinar com as áreas de conhecimento com o objetivo de articular o conhecimento universal sistematizado e contextualizado com as novas tecnologias, com vistas à apropriação e integração com o mundo do trabalho.
Entende-se por parte diversificada (humana – tecnológica – politécnica), a articulação das áreas do conhecimento, a partir de experiências e vivências, com o mundo do trabalho, a qual apresente opções e possibilidades para posterior formação profissional nos diversos setores da economia e do mundo do trabalho.
A articulação dos dois blocos do currículo, por meio de projetos construídos nos seminários integrados, se dará pela interlocução, nos dois sentidos, entre as áreas de conhecimento e os eixos transversais, oportunizando apropriação e possibilidades do mundo do trabalho.
Os Seminários Integrados constituem-se em espaços planejados, integrados por professores e alunos, a serem realizados desde o primeiro ano e em complexidade crescente. Organizam o planejamento, a execução e a avaliação de todo o projeto político-pedagógico, de forma coletiva, incentivando a cooperação, a solidariedade e o protagonismo do jovem adulto.
A realização dos seminários integrados constará na carga horária da parte diversificada, proporcionalmente distribuída do primeiro ao terceiro ano, constituindo-se em espaços de comunicação, socialização, planejamento e avaliação das vivências e práticas do curso.
Na organização e realização dos seminários integrados, a equipe diretiva como um todo e, especificamente, os serviços de supervisão e orientação educacional, têm a responsabilidade de coordenação geral dos trabalhos, garantindo a estrutura para o seu funcionamento.
A coordenação dos trabalhos, que organiza a elaboração de projetos, por dentro dos seminários integrados, será de responsabilidade do coletivo dos professores, e entre eles será deliberada e designada, considerando a necessária integração e diálogo entre as áreas de conhecimento para a execução dos mesmos. Além disso, o exercício da coordenação desses trabalhos, sob a forma rotativa, oportunizará que todos se apropriem e compartilhem do processo de construção coletiva da organização curricular.
Além disso, deverá ser destinado um percentual da carga horária dos professores – um de cada área do conhecimento, para ser utilizado no acompanhamento do desenvolvimento dos projetos produzidos nos seminários integrados.
O desenvolvimento de projetos que se traduzirem por práticas, visitas, estágios e vivências poderão também ocorrer fora do espaço escolar e fora do turno que o aluno frequenta. Para tanto, deverá estar prevista a respectiva ação de acompanhamento executada por um professor.
Os projetos serão elaborados a partir de pesquisa que explicite uma necessidade e/ou uma situação problema, dentro dos eixos temáticos transversais.
Na perspectiva de garantir a interdisciplinaridade, a distribuição da carga horária da formação geral (base comum nacional), na proporção que lhe cabe em cada ano do curso, contemplará equitativamente, os componentes curriculares das áreas do conhecimento.

I – Áreas de Conhecimento
1-Linguagens e suas Tecnologias;
2-Matemática e suas Tecnologias;
3-Ciências Humanas e suas Tecnologias;
4-Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

II – Eixos Temáticos Transversais para a Parte Diversificada
1-Acompanhamento Pedagógico;
2- Meio Ambiente;
3- Esporte e Lazer;
4- Direitos Humanos;
5- Cultura e Artes;
6- Cultura Digital;
7- Prevenção e Promoção da Saúde;
8- Comunicação e Uso de Mídias;
9- Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
10- Educação Econômica e Áreas da Produção.

2 comentários:

  1. Esse projeto não é ruim, é ruim a forma como vai ser aplicada, sem a base! primeiro se investe nas estruturas das escolas e nos professores e dps se coloca em pratica o projeto!

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  2. Acredito na Proposta Pedagógica, porém, há algumas questões que dificultam a "saída": os professores não estão afinados com a Pedagogia de Projetos, já que esta não esteve presente nas suas formações; tratando-se de Projeto de Aprendizagem, nossos alunos regulares de 1o ano não manifestaram interesse em vincular o aprendizado ao "MUNDO DO TRABALHO", mas na MÚSICA E POLUIÇÃO de seu bairro (Parque Marinha). Assim, estamos construindo o caminho da aprendizagem, com o devido cuidado para não tornar PROJETO DE ENSINO. Esperamos trilhar satisfatoriamente este percurso, atendendo as curiosidades de nossos alunos. Atenciosamente e não menos angustiada,
    Professora Carmen Rubira (E.E.E.Médio Engo. Roberto Bastos Tellechea)

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