quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ensino Médio Politécnico: melhorando a compreensão.

 

Os fundamento da reestruturação curricular do ensino médio e técnico são encontrados na legislação  há pelo menos 15 anos. Tomando por base o acúmulo das discussões acadêmicas e as estatísticas de aprovação e reprovação,  o MEC inicia o ProEMI - Programa Ensino Médio Inovador, em 2009, creditando recursos, diretamente, nas escolas para ampliar a carga horária dos cursos e reestruturar os currículos.

O Conselho Nacional de Educação publicou, em maio de 2011, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a partir do que os Sistemas de Ensino (União, estados, municípios e DF) passariam a reestruturar a última etapa da Educação Básica.

A organização do Ensino Médio, no RS se constitui na concepção da politecnia, ou seja: análise e reflexão sobre o objeto a fim de conhecer as técnicas e processos da sua produção. A pesquisa é apontada como ação metodológica e o trabalho (no seu sentido ontológico) como princípio educativo. Em outras palavras: "aprender fazendo".

Os componentes curriculares integram-se na articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os eixos: cultura, ciência, tecnologia e trabalho enquanto princípio educativo. Já a educação profissional integrada ao ensino médio se configura como aquisição de princípios que regem a vida social e constroem, na contemporaneidade, os sistemas produtivos.

A reestruturação curricular do Ensino Médio e Técnico  demanda uma ação interdisciplinar, partindo do conteúdo social, revisitando os conteúdos escolares formais para interferir nas relações sociais e de produção na perspectiva da solidariedade e da valorização da dignidade humana.

Orientações estruturantes do currículo escolar:

I – Áreas de Conhecimento

1-Linguagens e suas Tecnologias;
2-Matemática e suas Tecnologias;
3-Ciências Humanas e suas Tecnologias;
4-Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

II – Eixos Temáticos Transversais 

1-Acompanhamento Pedagógico;
2- Meio Ambiente;
3- Esporte e Lazer;
4- Direitos Humanos;
5- Cultura e Artes;
6- Cultura Digital;
7- Prevenção e Promoção da Saúde;
8- Comunicação e Uso de Mídias;
9- Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
10- Educação Econômica e Áreas da Produção.

  

 

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