terça-feira, 15 de março de 2011

15 de Março - DIA DA ESCOLA

O processo de construção do conhecimento ocorre pela intermediação da LINGUAGEM; portanto o estudo escolar da linguagem humana adquire especial interesse, uma vez que no procedimento dialógico da construção do conhecimento, a palavra instala coletivamente a percepção de cada sujeito, de cada cultura, de cada utopia.

Os alunos chegam à escola trazendo consigo uma bagagem – um “saber”, pois já elaboraram conceitos e conhecimentos a partir do convívio em seu meio social.

A Proposta Pedagógica da escola precisa  prestigiar o conhecimento e a formação, avaliando os educandos em seu processo de aprendizagem de maneira mais abrangente, considerando suas habilidades, peculiaridades e limitações.

Currículo escolar não é somente uma relação de “disciplinas”, nem mesmo uma seleção de “conteúdos” a serem aprendidos. Não se esgota, também, num conjunto de experiências de vida a que os alunos têm acesso, durante  sua permanência no ambiente escolar. É tudo isso, sem dúvida, mas é, ainda, o conjunto de decisões de caráter administrativo que estruturam os cursos, a presença ou ausência de recursos de ensino, a disponibilidade, ou não, de livros-texto e de biblioteca escolar, a predisposição, ou não, dos professores para trabalho em equipe, o maior ou menor envolvimento dos pais nas atividades e nas decisões que dizem respeito à escolarização… (Parecer CEED 323/99)

Desenvolver atividades culturais, esportivas, recreativas e sociais, no decorrer do ano letivo é parte integrante da tarefa da escola e dos órgãos da SEDUC, pois entendemos a HUMANIZAÇÃO DO SER como compromisso da EDUCAÇÃO.

Neste sentido  a Escola como mediadora do conhecimento, imbuída de uma visão sistêmica dos conteúdos escolares, precisa buscar no cotidiano "os saberes" (empíricos) dando-lhes significado científico e social para oportunizar a elaboração de conceitos mais amplos, tornando os sujeitos competentes na busca de soluções para os problemas de sua vida e de sua comunidade.

Acreditamos que a Escola Pública é o principal meio de acesso ao saber sistematizado disponível para a classe popular/trabalhadora e por esse motivo deve oferecer um ensino de qualidade capaz de instrumentalizar a infância e a juventude, municiando a população para desenvolver-se e progredir nos aspectos humano, financeiro, cultural e social.

Neste esquecido DIA DA ESCOLA, queremos reafirmar nossa determinação em qualificar o ensino no Rio Grande do Sul, convertendo nossas escolas em ESCOLAS DE QUALIDADE SOCIAL.

Profª Neila Silva

Um comentário:

  1. Não sabia que existia este dia, mas estava esquecido mesmo, vamos fazer lembrar que sempre devemos honrar aqueles que nos ensinam e ensinam nossos filhos e netos, e a escola é o meio mais rápido de socialização.

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