O processo de construção do conhecimento ocorre pela intermediação da LINGUAGEM; portanto o estudo escolar da linguagem humana adquire especial interesse, uma vez que no procedimento dialógico da construção do conhecimento, a palavra instala coletivamente a percepção de cada sujeito, de cada cultura, de cada utopia.
Os alunos chegam à escola trazendo consigo uma bagagem – um “saber”, pois já elaboraram conceitos e conhecimentos a partir do convívio em seu meio social.
A Proposta Pedagógica da escola precisa prestigiar o conhecimento e a formação, avaliando os educandos em seu processo de aprendizagem de maneira mais abrangente, considerando suas habilidades, peculiaridades e limitações.
Currículo escolar não é somente uma relação de “disciplinas”, nem mesmo uma seleção de “conteúdos” a serem aprendidos. Não se esgota, também, num conjunto de experiências de vida a que os alunos têm acesso, durante sua permanência no ambiente escolar. É tudo isso, sem dúvida, mas é, ainda, o conjunto de decisões de caráter administrativo que estruturam os cursos, a presença ou ausência de recursos de ensino, a disponibilidade, ou não, de livros-texto e de biblioteca escolar, a predisposição, ou não, dos professores para trabalho em equipe, o maior ou menor envolvimento dos pais nas atividades e nas decisões que dizem respeito à escolarização… (Parecer CEED 323/99)
Desenvolver atividades culturais, esportivas, recreativas e sociais, no decorrer do ano letivo é parte integrante da tarefa da escola e dos órgãos da SEDUC, pois entendemos a HUMANIZAÇÃO DO SER como compromisso da EDUCAÇÃO.
Neste sentido a Escola como mediadora do conhecimento, imbuída de uma visão sistêmica dos conteúdos escolares, precisa buscar no cotidiano "os saberes" (empíricos) dando-lhes significado científico e social para oportunizar a elaboração de conceitos mais amplos, tornando os sujeitos competentes na busca de soluções para os problemas de sua vida e de sua comunidade.
Acreditamos que a Escola Pública é o principal meio de acesso ao saber sistematizado disponível para a classe popular/trabalhadora e por esse motivo deve oferecer um ensino de qualidade capaz de instrumentalizar a infância e a juventude, municiando a população para desenvolver-se e progredir nos aspectos humano, financeiro, cultural e social.
Neste esquecido DIA DA ESCOLA, queremos reafirmar nossa determinação em qualificar o ensino no Rio Grande do Sul, convertendo nossas escolas em ESCOLAS DE QUALIDADE SOCIAL.
Profª Neila Silva
Não sabia que existia este dia, mas estava esquecido mesmo, vamos fazer lembrar que sempre devemos honrar aqueles que nos ensinam e ensinam nossos filhos e netos, e a escola é o meio mais rápido de socialização.
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