segunda-feira, 7 de março de 2011

Eliminação da discriminação racial

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março em referência ao Massacre de Shaperville, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para marcarmos este dia a SEDUC está solicitando às CREs e Escolas que realizam atividades relacionadas a esta temática.
A 18ª CRE está organizando uma atividade, em suas dependências e entorno, cuja programação será divulgada na próxima semana.

Esta é uma boa história:

Aconteceu num vôo da British Airways,
entre Johannesburgo na África e Londres na Inglaterra.
Uma senhora branca, de uns cinqüenta anos, senta-se ao lado de um negro.
Visivelmente perturbada, ela chama a comissária de bordo:

Qual e o problema, pergunta a moça?
Mas você não esta vendo?
Responde a senhora:
Você me colocou ao lado de um negro.
Eu não consigo ficar ao lado de gente dessa classe.
Quero que voce me de outro assento.
Por favor acalme-se, quase todos os lugares deste vôo estão tomados.
Vou ver se ha algum lugar disponível.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.

Minha senhora, como eu suspeitava, não ha nenhum lugar vago na classe econômica.
Conversei com o comandante e ele me confirmou que não ha mais lugares na classe executiva.
Entretanto, ainda temos um assento na primeira classe.

Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário ou esboçar um gesto,
a comissária continuou:
E totalmente inédito o fato de companhia conceder um assento de
primeira classe alguém da classe econômica,
contudo, dadas as circunstancias,
o comandante considerou que seria verdadeiramente vergonhoso alguém ser obrigado
a se sentar ao lado de uma pessoa intratável.

E dirigindo-se ao senhor negro, que ate aquele momento ficara sempre calado ouvindo
as agressões da senhora de cor branca, que parecia tão distinta
A comissária complementou:
Senhor, se for de sua vontade, faça o favor de apanhar os seus pertences e me acompanhar,
eu o encaminharei para o assento da primeira classe que esta a sua espera.

E todos os passageiros ao redor que acompanhava a cena, muitos chocados,
levantaram-se e bateram palmas.

Autor : Desconhecido
BOM TRABALHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário