quinta-feira, 3 de março de 2011

Governo estadual cria Pacto Gaúcho pela Educação

Nesta quinta-feira (03), às 14h, o governo estadual instala o Grupo de Trabalho do Pacto Gaúcho pela Educação. Um dos objetivos centrais desta iniciativa é a criação de uma rede de instituições de ensino superior, médio e profissionalizante para ampliar a qualidade, inovação tecnológica, pesquisa e formação profissional. O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo integra o GT.

Este tema deve se transformar em uma das Câmaras Temáticas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) após a aprovação na primeira reunião do CDES, agendada para o dia 15 de março. Entre as metas deste trabalho estão a elaboração do estudo de projetos e ações para universalizar o acesso ao ensino médio; o aumento das vagas gratuitas do ensino técnico profissional; o aumento do número e a qualificação dos profissionais vinculados à rede pública estadual. Também busca o fortalecimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), recompondo o seu quadro de trabalhadores, e a formação de uma rede de universidades para promover o conhecimento, pesquisa, inovação tecnológica e ciência voltadas ao desenvolvimento econômico e social.

Integram este grupo representantes do CDES-RS, da Secretaria de Estado da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, da Secretaria de Estado da Educação e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Logo após a instalação, o secretário executivo do CDES apresentará a proposta ao reitor da Universidade Federal, ao reitor da Uergs, e ao coordenador do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

O Rio Grande do Sul possui mais de 75 mil professores da rede estadual entre efetivos e contratados, que atuam em mais de 2500 escolas da educação básica e profissional, atendendo 1,2 milhão de alunos. As redes municipais contam com mais de 60 mil professores abrangendo mais de 700 mil alunos. Além disso, nas escolas particulares atuam mais de 25 mil professores atendendo em torno de 300 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário