quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

MEC vai ampliar a participação das escolas gaúchas no Programa Ensino Médio Inovador

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já começou a colher os resultados da reestruturação curricular do Ensino Médio e Profissional iniciada neste semestre. O Ministério da Educação (MEC) vai ampliar substancialmente os números de escolas beneficiadas com o programa do governo federal Ensino Médio Inovador, que tem com pré-requisito uma carga horária de três mil horas. Inicialmente seriam cem escolas beneficiadas a partir de 2012, após reunião com o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, informou a decisão do MEC. A Pasta aderiu ao programa neste mês de dezembro já que a gestão anterior optou por não aderir ao programa para o ano letivo de 2011.

As escolas que fizerem parte do programa receberão recursos financeiros diretamente do Ministério para aquisição de equipamentos e mobiliários, materiais didáticos, serviços de infraestrutura, locação de serviços e contratação de consultorias de instituições de Ensino Superior. Além de ampliar as possibilidades de ampliação e reformas escolares.

Também presente na pauta do encontro o encaminhamento para obras de cobertura de 150 quadras poliesportivas e 50 novas quadras, que devem iniciar no próximo semestre. Outras 11 escolas de referência educacional, na capital e no interior, terão seus prédios históricos restaurados, através do Programa de Ações Articuladas (PAR/MEC). Azevedo ressalta que estas obras serão executadas sem prejuízo a outras obras e reformas do PAR.

Ensino Médio Inovador

O Programa Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.

A proposta do MEC tem cinco questões centrais a serem discutidas no currículo do ensino médio. A primeira é estudar a mudança da carga horária mínima do ensino médio para 3 mil horas – um aumento de 200 horas a cada ano. Outra mudança é oferecer ao aluno a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola. Faz parte ainda da proposta associar teoria e prática, com grande ênfase a atividades práticas e experimentais, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber; valorizar a leitura em todas as áreas do conhecimento; e garantir formação cultural ao aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário