sábado, 10 de dezembro de 2011

Proposta da Seduc para Ensino Médio recebe aclamação da plenária

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Com 576 delegados – entre professores, funcionários, alunos e pais ou responsáveis, técnicos da Secretaria de Estado da Educação e das Coordenadorias Regionais de Educação – foi concretizado nesta sexta-feira (9) o processo de conferência estadual de reestruturação curricular do ensino médio e profissional das escolas da rede pública estadual. Depois de uma manhã de debates em grupos, a plenária da tarde apontou contribuições e sugestões para o aprimoramento da proposta da Seduc, as quais vão compor o documento final, a ser sistematizado na Secretaria de Educação. Entre os consensos, está a implantação gradativa da nova matriz curricular já a partir de 2012, de acordo com a possibilidade de cada escola. 

“Chegamos hoje ao momento alto desse processo que mobilizou mais de 30 mil pessoas no nosso Estado, as preocupações trazidas para cá sintetizam todos os debates ocorridos nas diferentes etapas da conferência, avalizam o processo de construção, apontam desafios para a secretaria e encaminham sugestões que vão contribuir para o projeto de ensino médio que os alunos merecem: uma educação que prepare os jovens para o exercício da cidadania e para a entrada no mercado de trabalho”, frisou a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento. 

No início da tarde, foram apresentados os resultados dos debates em grupos. Professores, pais, alunos e funcionários de escolas demonstraram sua preocupação com a garantia de uma educação de qualidade: melhoria na infraestrutura escolar, investimentos em formação de professores e recursos humanos, acompanhamento permanente do processo de implantação da nova estrutura curricular. Uma das propostas apresentadas já foi acatada pelo governo: a constituição de um conselho de acompanhamento da mudança curricular. A formalização da instância ficará sob a responsabilidade da Seduc. 

“Em nenhum momento da conferência, em todas as suas etapas, ouvimos discordância ao projeto pedagógico, o que ouvimos em todos os momentos foi a preocupação da comunidade escolar com a dívida histórica do Estado com a educação. Ajudar as escolas a construir o nosso sonho de formar crianças, jovens e adultos visando à cidadania e formação global é nosso compromisso”, enfatizou a secretária-adjunta, que foi aplaudida de pé pelos delegados gaúchos. 

São Luiz Gonzaga 
Um dos pontos festivos da conferência foi a apresentação de um grupo de estudantes da EEEM Gustavo Langes, de São Luiz Gonzaga. De rostos pintados de branco e luvas brancas, o grupo apresentou uma pantomima, que culminou na formação de um mapa do Rio Grande do Sul no qual os alunos colaram a mensagem “Novo Ensino Médio”. A apresentação foi criada por estímulo da professora Jocemeri Karlinski, que também é vice-diretora da escola. “Pensei no esquete a partir da leitura do documento-base da Seduc. Nossa ideia foi mostrar que coletivamente grandes passos podem ser construídos, inclusive um novo ensino médio para o Rio Grande do Sul”, explica Jocemeri. Além de refletir uma crença, a iniciativa da professora de currículo já rendeu frutos: um dos atores, que se forma no ensino médio neste mês, passará a ensaiar um coral da escola em 2012. Duas meninas vão dar aulas de dança a crianças menores. “Juntos, unidos, conseguimos nossos objetivos”, resume Jocemeri, que é mãe de quatro filhos, dois dos quais já tendo passado pelo Ensino Médio. “Como mãe e professora, via com preocupação a desvinculação do currículo com a realidade. Podemos dar passos importantes rumo à desfragmentação e à garantia de uma educação global para nossos filhos e alunos”, finalizou a professora, abraçando orgulhosa dos não menos orgulhosos alunos, por terem se apresentado na Conferência Estadual do Ensino Médio na Capital.


Publicação: 09/12/2011 - 18:40

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