quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Frigotto defende em debate proposta da Seduc

Foto da NotíciaUm dos mais respeitados teóricos da educação brasileira, Gaudêncio Frigotto foi um dos painelistas do Seminário de formação sobre o Ensino Médio promovido pela Secretaria de Estado da Educação no IPA, nesta quarta-feira (30) e propôs reflexões aos presentes. “Quando se propõe uma discussão ou debate, como este processo sobre a reestruturação do Ensino Médio, não é o presente que está em discussão; é o passado que se concretiza no futuro”, frisou. 

Para Frigotto, a polêmica que tem cercado os conceitos e concepções teóricas da proposta da Seduc, como o Ensino Médio Politécnico, deve vir acompanhada de muitos debates. “É preciso que a concepção de politécnica, que se discute no país pelo menos desde a década de 80, seja ‘ruminada’ pelo chão da escola”. O educador destaca três características da proposta: o trabalho como princípio educativo, a formação omnilateral ou integral do ser humano e a educação politécnica/tecnológica. 

“Não há possibilidade de vida sem comida, não há comida sem produção, não há produção sem trabalho", disse. Por isso, segundo o teórico, o trabalho precisa estar vinculado à educação. A educação, para Frigotto, precisa atuar para criar seres humanos não exploradores, com senso crítico e capacidade de análise. Por isso, a formação integral. “Para formar um homem novo, a educação não pode se restringir à formação intelectiva. É preciso que os conceitos relacionados à cultura, ao trabalho produtivo, ao corpo estejam presentes no currículo”, frisou. 

A politecnia, lembrou Frigotto, não se destina à formação de mão de obra, pois não é profissionalizante. “A politecnia fornece as bases da ciência para o sujeito produzir a vida de forma não alienada, ela não é um monstro, é prática. “Essa travessia que vocês estão fazendo é íngreme, mas só se faz atravessando, por isso faço um pedido a vocês. Tenham paciência para discutir; não partam do zero. Negociem, debatam, é assim que esse novo currículo para o ensino médio vai se concretizar”.

Publicação: 30/11/2011 - 18:57

Nenhum comentário:

Postar um comentário