quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto Educação para Pescadores na Ilha da Torotama - Ensino Médio e Fundamental


Tomamos a liberdade de reproduzir texto publicado na coluna Carta do Leitor do Jornal Agora do dia 13 de dezembro de 2011.

Gostaria de utilizar este espaço neste jornal para falar ou escrever sobre mais uma conquista na Ilha da Torotama. É o projeto Educação para Pescadores aqui na ilha, que começou em 2008, com o Ensino Fundamental, e terminou em 2009. Foram formados 58 alunos que, no ano passado, começaram o Ensino Médio para nós. Novamente, uma nova turma ingressou no Ensino Fundamental, e nós concluímos nos dias 2 e 3 de dezembro deste ano.

O projeto teve como apoiadores o Núcleo Estadual de Jovens e Adultos (Neeja), a Furg, a Colônia de Pescadores Z-1, a Prefeitura do Rio Grande, a 18ª CRE, a Capitania dos Portos, a Secretaria da Pesca - na época, era o secretário Jandir Martins e, agora, é o senhor Carlos Andre Baptista - a Smec, e o projeto Paiets, que este ano entrou para apoiar. Quero dizer a minha felicidade por ter concluído os ensinos Fundamental e Médio, pois achava que isto não ia acontecer mais comigo e com os colegas. Mas a competência dos órgãos citados e a nossa dedicação foi o que fez com que concluíssemos os estudos. Agora, quem pesca vai exercer a profissão e aguardar o ano que vem para fazer o Enem, e os que concluíram o Ensino Fundamental, esperar e solicitar o Ensino Médio e, posteriormente, realizar o Enem.

O meu muito obrigado aos responsáveis pelo projeto e aos professores que vinham até aqui, sem cobrar nada, para nos ensinar muita coisa que ainda faltava. Na próxima carta, vou agradecer aos professores, mas um deles eu vou antecipar, o Cícero, que desde 2008 não nos abandonou, sempre esteve dando todo o apoio que precisávamos e não deixou o projeto parar.

Claudio Elias Franco Borges - aluno do Ensino Médio do Neeja – Projeto Educação para Pescadores da Ilha da Torotama

Nenhum comentário:

Postar um comentário